FTCMag

A leveza das ilustrações místicas e cheias de reflexões de Renata Miwa

Renata Miwa é uma artista e ilustradora de São Paulo. Sua arte é baseada em elementos cósmicos, místicos, a busca por respostas sobre a existência humana, autoconhecimento e felicidade. Renata se formou em Propaganda e Marketing e trabalhou como designer durante 4 anos. Um dia, largou o emprego e se mudou para NY para passar 6 meses sabáticos. Hoje ela tem seu próprio estúdio e trabalha como freelancer, além da sua loja online.

Filha única, Renata conta que sempre viveu no seu mundinho. Na infância era uma criança muito tímida e preferia estar sozinha do que brincar com os da sua idade. Adorava ficar rodeada de adultos, vendo eles falando sobre a vida, os problemas, as dúvidas etc. Também era muito observadora e distraída – e é assim até hoje.

follow-the-colours-renata-miwa-ilustracao-01

Como Freud já dizia, a sua infância refletiu muito no que é hoje e no seu trabalho. Cresceu, mas continua a gostar de ter seus momentos introspectivos e das reflexões sobre a vida. 

Como viveu em família de ilustradores, sempre foi muito envolvida com desenho, então foi natural partir para a ilustração. Mas demorou a aceitar isso. Tentou fugir, queria ser diferente. No fim, foi a única da família (entre seus primos) a continuar a espalhar traços e cores por aí. 

Seus trabalhos já foram expostos na Galeria Choque Cultural, MIS Feira Plana e em 2015, estarão na Pictoplasma Academic, em Berlim. Atualmente, faz trabalho para grandes veículos, como Folha de São Paulo, Mundo Estranho e Revista Gol/Trip.

Conversamos com Renata para saber um pouco mais sobre suas inspirações:

FTC: Hoje você é uma artista freelancer e tem seu próprio estúdio. Quais seus projetos atuais? 

Hoje meu projeto principal é crescer o Renata Miwa Studio. Criar, primeiramente, mais produtos e mais arte nele. Segundo é melhorar meu canal de relacionamento com quem gosta do meu trabalho, criando ações, conteúdo e recebendo feedback de todo mundo. É um canal mesmo com quem me motiva todos os dias a emergir na minha própria arte, porque eu desenho por mim e pelo apoio de quem me manda mensagens.

Ser artista no Brasil não é fácil e nem tão cedo será, por isso ter resposta das pessoas todos os dias me faz querer ser uma profissional melhor. 

FTC: Quais as maiores dificuldades de ser uma artista independente e quais as facilidades?

As dificuldades é a de ter dinheiro pra pagar as contas no final do mês. Viver em São Paulo é muito caro. A decisão de viver da minha ilustração fez com que eu tivesse que largar mão de muita coisa, como morar no centro. Do outro lado, tenho meu estúdio, menos distração (que era a minha vida social quando eu morava no centro), uma vizinhança mais calma e mais tempo pra mim.

As facilidades é conhecer muita gente interessante e legal. Conheci muitas pessoas do bem que sempre me querem bem, assim de graça, por ser tocado pelo meus desenhos etc. Acho isso o máximo.

 

FTC: O que te move a criar? Com o que vc se inspira? 

Tudo! Uma música, um filme, um livro, uma conversa, um sonho, um cheiro, um vento. Absolutamente tudo. Quando eu desenho e vejo o resultado final, dá uma alegria, uma satisfação muito gostosa. Pela primeira vez na minha vida consigo me sentir completa com meu trabalho. Obviamente, tem dias que a inspiração não vem, aí eu entro no meu pinterest, no meu feedly e me inspiro com os trabalhos de artistas que admiro e as sensações que eles me transmitem.

 

FTC: Como você define o seu estilo? 

Sempre que me perguntam isso, eu não sei como definir. Sei lá, é meu estilo. Eu comecei a desenhar, desenhar, desenhar sem parar e saiu esses desenhinhos meio tortinhos, pézinhos gordinhos, mãozinhas meio gordinha, meio fininha. Não sei.  É meu jeitinho hahaha. Meu estilo torto de ser, com um mix de influência de ilustradores do mundo todo.

FTC: Qual trabalho que fez e deu o mais gosto? E a peça da loja? 

Hum, eu gosto muito dos quadros que eu fiz (meninas de saturno). Tem um que eu pintei com tinta acrílica e mandei enquadrar, vendi para uma pessoa muito querida que descobri pela internet quando eu ilustrei um texto dela. Foi lindo, porque era uma arte que amei e que foi pra casa de uma pessoa muito massa. Também gosto muito dos pratos, que os desenhos saem meio freestyle mesmo. Não penso muito na hora de fazer, só vai saindo ali nos pratinhos.

FTC: Qual a sua cor favorita e por quê?

Eu não tenho muito uma cor favorita, depende do meu momento de vida. Atualmente, acho que melancia e azul pavão, que eu uso bastante nos meus desenhos. Mas eu sempre me visto de preto.

 FTC: 3 sites que definem um pouco de você.

Pinterest: sou um pinterest ambulante. Tudo que acontece a minha volta é um mar de referências e ai eu dou o “pin” da vida real na minha cabeça oca! 

A Beautiful Messé um site com coisas DIY, comidinhas, decoração etc – Adoro produzir coisas. Nos meus trabalhos, por exemplo, eu priorizo o handmade, original. Tem mais um monte de coisa massa nesse site, como decoração pra casa. Amo ficar imaginando minha casinha toda arrumadinha etc. Na prática, tenho tido pouco tempo pra fazer qualquer coisa desse tipo, mas assim que tiver um tempo quero fazer tudo.

Doodlers Anonymous: é um site de doodles, que são esses rabiscos despretensiosos, que vc faz em qualquer papel. Eu sempre fico desenhando em papeis aleatórios. No metrô, no café, no restaurante etc. As vezes me vejo desenhando até no meu corpo hahaha. Amo ficar fazendo esses rabiscos e minhas melhores ideias saíram desses devaneios. 

FTC: Uma frase que vc carrega para a vida.

Clichê, porém meu mantra diário: “Work hard and be nice to people.”

No Facebook: /paginarenatamiwa. Instagram: @renatamiwa. Blog: renatamiwa. Loja online: renatamiwa.

Sair da versão mobile