Partículas nocivas de poluição são tratadas e transformadas em tinta. Conheça a Air-Ink!
Anirudh Sharma cresceu em Deli, na Índia, uma das cidades mais poluídas do mundo, e se inspirou em um realidade sofrida para criar algo inovador. Ele percebeu que a fuligem que sempre manchou as suas roupas se assemelhava ao carbono preto.
Depois de alguns testes realizados no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ele e uma equipe descobriram uma maneira de reciclar as partículas que poluem o ar e transformá-las em tinta para caneta!
Esse processo é possível graças ao Kaalink, um dispositivo que filtra a fuligem lançada por veículos. A unidade é capaz de reter até 95% das partículas que saem dos escapamentos, incluindo micro partículas nocivas à saúde.
Os motoristas aplicam o Kaalink na saída dos escapamentos de seus carros e conforme andam com eles, o dispositivo vai armazenando os gases poluentes. Quando ele está prestes a encher, o motorista recebe um alerta. Depois, esse recipiente é submetido a um processo de purificação e tratamento.
O produto final é uma tinta para a caneta sustentável, que foi batizada de Air-Ink. Os estudos já conseguiram fazer com que mais de 1.6 trilhão de litros de ar poluído fosse filtrado.
Com o sucesso dos testes, Sharma co-fundou a startup Graviky Labs e lançou uma campanha de crowdfunding para viabilizar o projeto e tornar a Air-Ink uma realidade no mercado. A Cerveja Tiger (Heineken Asia), foi uma das primeiras a acreditar na Air-Ink, e em colaboração com a startup, lançou um vídeo em colaboração com artistas.
“Nós criamos uma gama completa de produtos Air-Ink para artistas de rua. Canetas, marcadores, tinta spray. Nós lançamos a ideia em um evento em Hong Kong em colaboração com artistas de rua para criar murais em toda a cidade com a nossa tinta e mensagem”.
Atualmente são necessários apenas 45 minutos de emissões veiculares capturadas pelo Kaalink para produzir o suficiente para preencher uma das canetas.
Devido ao enorme sucesso da campanha no Kickstarter, A Air-Ink, em breve, será produzida aos consumidores finais. Ainda é possível fazer uma doação e experimentar a caneta inovadora; eles entregam para o mundo todo!
Via.
Comments are closed.