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Alexey Kondakov imagina figuras clássicas em cenários contemporâneos e o resultado é BEM interessante

A série teve início em 2015, quando Alexey Kondakov fez colagens digitais com fotografias de Kiev, capital da Ucrânia. (Foto: Reprodução)

Restrita aos grandes museus, a arte clássica expressa os padrões de beleza de uma época na qual a as obras de arte eram inspiradas em histórias bíblicas, com anjos, querubins, e na mitologia greco-romana, com deuses, semideuses, bacantes e ninfas.

Imagine essas figuras clássicas inseridas em ambientes contemporâneos, em meio à rotina e aos espaços do século 21. O artista ucraniano Alexey Kondakov teve essa ideia ao criar uma série de imagens que justapõe figuras da história da arte com paisagens e cenas atuais.

As fotografias são do próprio Kondakov (essa é em Kiev), enquanto os personagens são de pinturas clássicas. (Foto: Reprodução)

Batizada de Art History in Contemporary Life (História da Arte na Vida Contemporânea), a série teve início em 2015, quando Kondakov usou fotografias que ele mesmo tirou em Kiev, capital da Ucrânia, e usou como background para colagens digitais feitas com Photoshop.

O resultado são personagens de obras de Caravaggio, William-Adolphe Bouguereau, Cesar Van Everdingen e outros pintores inseridos em ônibus, becos, estações e outros espaços que fazem parte da vida contemporânea em Kiev. As imagens são tão perfeitas que as pinturas realmente parecem ter sido criadas para as cenas urbanas.

Estações foram alguns dos locais de Kiev que serviram de cena para as colagens digitais. (Foto: Reprodução)

De Kiev a Nápoles

Dando continuidade à série, Kondakov aproveitou o período de residência artística em Nápoles, na Itália, para recriar novas imagens protagonizadas por criaturas mitológicas e figuras religiosas. A nova mistura de arte clássica e cenas contemporâneas mostra o cotidiano de uma grande cidade italiana habitada por pinturas renascentistas.

Depois de Kiev, o artista Ucraniano decidiu ambientar as imagens na ensolarada Nápoles. (Foto: Reprodução)

É curioso notar que, enquanto Kiev serviu para cenas mais sujas e abandonadas, Nápoles é vista pelo olhar do artista ucraniano como um ambiente menos hostil e até mais humanizado, uma típica cidade do sul da Itália vista pelo olhar de um estrangeiro.

Para a série em Nápoles, Kondakov criou uma página no Tumblr exclusiva com suas criações. É possível até adquirir uma cópia de suas obras.

Em Nápoles, Kondakov pôde explorar melhor as paisagens naturais. (Foto: Reprodução)
Até uma loja de quadrinhos napolitana serviu de cena para as figuras clássicas. (Foto: Reprodução)
Dentro do ônibus (Foto: Reprodução)
E até no metrô (Foto: Reprodução)

*Este post foi publicado originalmente no Blog da Arquitetura.

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