Restrita aos grandes museus, a arte clássica expressa os padrões de beleza de uma época na qual a as obras de arte eram inspiradas em histórias bíblicas, com anjos, querubins, e na mitologia greco-romana, com deuses, semideuses, bacantes e ninfas.
Imagine essas figuras clássicas inseridas em ambientes contemporâneos, em meio à rotina e aos espaços do século 21. O artista ucraniano Alexey Kondakov teve essa ideia ao criar uma série de imagens que justapõe figuras da história da arte com paisagens e cenas atuais.
Batizada de Art History in Contemporary Life (História da Arte na Vida Contemporânea), a série teve início em 2015, quando Kondakov usou fotografias que ele mesmo tirou em Kiev, capital da Ucrânia, e usou como background para colagens digitais feitas com Photoshop.
O resultado são personagens de obras de Caravaggio, William-Adolphe Bouguereau, Cesar Van Everdingen e outros pintores inseridos em ônibus, becos, estações e outros espaços que fazem parte da vida contemporânea em Kiev. As imagens são tão perfeitas que as pinturas realmente parecem ter sido criadas para as cenas urbanas.
De Kiev a Nápoles
Dando continuidade à série, Kondakov aproveitou o período de residência artística em Nápoles, na Itália, para recriar novas imagens protagonizadas por criaturas mitológicas e figuras religiosas. A nova mistura de arte clássica e cenas contemporâneas mostra o cotidiano de uma grande cidade italiana habitada por pinturas renascentistas.
É curioso notar que, enquanto Kiev serviu para cenas mais sujas e abandonadas, Nápoles é vista pelo olhar do artista ucraniano como um ambiente menos hostil e até mais humanizado, uma típica cidade do sul da Itália vista pelo olhar de um estrangeiro.
Para a série em Nápoles, Kondakov criou uma página no Tumblr exclusiva com suas criações. É possível até adquirir uma cópia de suas obras.
*Este post foi publicado originalmente no Blog da Arquitetura.