Pintora, ilustradora e artista, Amanda Chanfreau nasceu em Helsinki, na Finlândia, mas mora e trabalha atualmente no estúdio Malort na cidade de Malmö, na Suécia. Amanda se formou como designer têxtil em 2007, mas desde cedo teve contato com a arte. Quando mais nova, fez diversos cursos ligados ao assunto, até ficar completamente apaixonada por esculturas, artes visuais, craft e artesanatos. Foi em 2011 que começou a se interessar pela tatuagem.
Amanda mudou-se para o México e foi ser aprendiz. Ela sempre costumou viajar muito, por conta disso, antes de morar em San Cristóbal de Las Casas, já havia passado pelo Caribe, África do Norte e América do Sul. Em 2013, fez as malas novamente e partiu para a Indonésia, onde foi estudar os princípios da tatuagem tradicional, chamada de Batik. Finalmente em 2014, de volta à Europa, ela se estabeleceu em Malmö.
Ela conta que sempre viajou sozinha, pois isso a inspira muito:“Viajar sozinho é a maneira perfeita para mim. Você fica mais aberto para todos e aprende muito mais do que se você tivesse sempre com uma companhia ou alguém a quem recorrer. Eu sempre me inspiro nas pessoas que eu encontro, eu sou fascinada por rostos e corpos, diferentes expressões e as histórias que os outros contam”.
A artista já participou de várias exposições e projetos artísticos em diversos países. Seu estilo costuma brincar com a mistura de cores, com o degradê, traz algumas aquarelas, padrões (estampas) e texturas diferentes – que ocupam, muitas vezes, um grande espaço da pele. Como tema, são inúmeros animais, desenhos de inspiração folk, mandalas. Confira:
No Facebook: /amanda.chanfreau. No Instagram: @amandachanfreau.