Do dia 04 de junho a 31 de julho as portas do Museu da Casa Brasileira estarão abertas aos visitantes com a mostra Antes que Acabe, que reúne desenhos do artista plástico e antropólogo João Galera, os quais resgatam a memória arquitetônica da cidade de São Paulo.
“A ideia central do projeto é desenhar as casas de bairros de São Paulo antes que elas acabem. Estava morando em Pinheiros, e percebia que muitas dessas casas desapareciam na calada da noite para a construção de prédios e estacionamentos”, conta João.
Caligrafia de Bebel Abreu
Através das fachadas de casas antigas tipicamente paulistanas, o artista explora as evidências e sutilezas da vida privada, observando elementos como uma janela entreaberta, um vaso, uma planta ou outros detalhes do cotidiano.
“Desenho as casas de bairros com caneta nanquim em um processo de resgate e resistência. É também um trabalho iconográfico. Não faço uma pesquisa histórica ou arquitetônica. Minha escolha é estética e sentimental”, comenta.
Com 47 desenhos originais em nanquim, 11 estandartes de serigrafia em tecido e dois murais, “Antes que Acabe” inicia a série Desenhando a Cidade, realizada pelo MCB, cuja proposta é apresentar a expressão e registros em desenhos e ilustrações de artistas, arquitetos e designers. Dentre eles, Carla Caffé, Juliana Russo e Paulo Von Poser.
Programe-se para visitar e descobrir a cidade de São Paulo através dos incríveis desenhos!
Vai lá: Antes que acabe
De 04 de junho a 31 de julho, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo)
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Gratuito aos finais de semana e feriados
Dia 17/7 às 14h30 haverá no Museu da Casa Brasileira o lançamento do livro Antes que acabe, contendo os desenhos da mostra e outros inéditos. Clique aqui e participe da viabilização.