Bem no começo do blog, em 2009, falamos aqui sobre o talentoso Tom Veiga. Os anos se passaram e ele se aprimorou cada vez mais. Um dos destaques de seu trabalho é a Série Waves, em que ele retrata através das cores, a sua paixão pelas ondas e curvas no design gráfico. Tom criou um estilo único e original para o seu trabalho e ilustrações.
Hoje ele trabalha exclusivamente com isso, desenvolvendo projetos nacionais e internacionais para diversos clientes – em mais de 35 países. Já fez parceria com grandes marcas de surf pelo mundo como a Billabong na Europa, Reef da California, Globe da Austrália, Havaianas no Brasil e agora está desenvolvendo produtos para a Mormaii.
Conversamos um pouco mais com ele para saber sobre suas inspirações. Confira:
FTC: Como e por que a série waves surgiu?
Tom: A Série Waves nasceu da minha necessidade de expressar minha paixão pelo surf. Queria refletir o que sentia pela cultura surf, mas como trabalhava em uma agência de publicidade, eu não conseguia. O dia a dia em agência é correria, então, como uma forma de hobby nas minhas horas e folgas, comecei a desenhar as ondas para poder botar para fora esse meu sentimento.
Tom: O que mais me inspira são as ondas. Deus fez cada onda ao redor do mundo perfeita e única. Existem ondas de todas as formas: grandes, pequenas, quentes, frias, verde, azul – cada uma tem uma característica única, e isso me inspira. Tentar mostrar essas diferenças através de cores e curvas é o foco do meu trabalho, tento refletir as características únicas de cada onda, com o mínimo de traço possível, através das cores e curvas.
FTC: Por falar em cores, como elas influenciam o seu projeto e no seu dia-a-dia?
Tom: As cores representam vida e tento transmitir vida nos meus projetos. Não consigo fazer nada que não tenha cores e isso acabou ficando como uma marca no meu trabalho. Eu não tenho uma paleta de cores definida, pois cada arte pede uma sensação e por isso vou trabalhando com o que vem na minha mente naquele instante, até eu olhar a arte e isso me fazer bem. As cores são um canal para isso.
FTC: Se você pudesse definir a palavra arte, como descreveria?
Tom: Expressão de uma paixão, pois a paixão é o combustível da expressão da arte.
FTC: Qual os próximos passos com o projeto? Onde quer chegar?
Vale a pena ver o vídeo de Tom contando um pouco mais sobre seu trabalho. Super inspirador!