Aprenda a fazer um efeito geométrico na sua parede agora!
Os padrões geométricos estão com tudo mesmo. Estampas de roupas se alegram com eles, produtos como almofadas, colchas e acessórios enchem a nossa casa com as suas cores. E você já parou para pensar em ter uma parede assim?
Depois de transformar uma cozinha com tinta lousa, de criar nichos coloridos para animar a casa, eis uma sala que transformamos com o efeito geométrico em magenta e azul.
Inspire-se e aprenda a fazer agora! Veja o passo-a-passo:
Para começar, pesquise o tipo de efeito geométrico que você gostaria de ter em sua casa e as cores para combinar. Essa foto acima do Pinterest foi a nossa referência.
Abaixo, o nosso desafio de transformar uma sala sem cor em algo vibrante e com vida.
É hora de comprar os materiais. Você vai precisar de:
-Fita crepe, jornais, lona para forrar o chão;
-Bandeja para pintura (compramos um “Kit Pintura”que facilitou bastante. Vem a bandeja, vários rolos e pincel, além da espátula para mexer a tinta);
-Tintas. Usamos a Coral Decora Acrílico Premium nas cores Turquesa Intensa (azul) com grafismo Flamboyant (magenta).
-Rolos de lã grande e pequeno;
-Pincel de cerdas macias para cantos e acabamentos;
A Decora Acrílico Premium é ótima porque é fácil de lavar. Se respingar no chão ou precisar limpar os pincéis, basta usar água e sabão. Ela também não tem cheiro algum e o acabamento é perfeito!
Preparado? Forre bem o local com a lona, jornais e fita crepe. Depois disso, é hora de demarcar a forma geométrica na parede com giz ou lápis. Você pode criá-la com a ajuda de uma régua, trena, ou usar um molde de papelão, chapa de raio X para facilitar. Nós usamos uma régua para os traços ficarem proporcionais. Feito isso, passe a fita crepe.
Resolvemos que a porta também seria da mesma cor da parede para um efeito mais moderno na sala. Pintar uma porta é tão simples quanto pintar qualquer outro móvel.
O passo a passo é o mesmo, único porém é que antes de passar a tinta, você vai precisar lixá-la até tirar todo o brilho do verniz para que haja aderência na superfície.
Agora é hora de começar a pintar. Como a parede estava branca, não precisamos lixar, nem nada.
Coloque um pouco da cor na bandeja e use o rolo grande de lã para começar. Um cabo (pode até ser de vassoura) como suporte para alcançar os lugares mais altos da parede facilita. O pincel de cerdas macias serve para cobrir os cantinhos.
Dê a primeira demão e espere secar 4 horas. Algumas “manchas” podem aparecer na parede. Isso é normal e vai desaparecer assim que você for pintando.
Aplique a segunda demão e espere secar mais 4 horas. Veja como a parede e a porta ficam bem mais uniformes.
Última e terceira demão para ficar perfeito! (O número de demãos varia de acordo com a superfície). O nosso medo era que a porta não ficasse tão boa, mas a pintura e a secagem deram super certo.
Depois de tudo seco, tire os jornais, a fita crepe dos cantos e a lona. Dê o acabamento final com o pincel nos rodapés e outros lugares que precisam de retoque. Agora é hora de colorir os triângulos na parede.
No espaço demarcado, dê a primeira demão da outra tinta. Espere secar 4 horas para passar a segunda e mais 4 horas para passar a terceira.
Feito isso e tudo seco, retire as fitas dos triângulos. Você vai notar que é preciso dar um retoque nas bordas da forma geométrica. Com o pincel pequeno ou com um cotonete, vá passando a tinta devagar onde está “borrado”. Espere secar e repita mais uma demão. Por fim, o resultado final:
Ficou diferente demais! O que achou? Tem alguma dica para nos dar?
Se você gostou, vale a pena ficar de olho nosso board no Pinterest – Original Walls – que traz diversas opções de paredes originais. Veja também essa versão mais séria de efeito geométrico na parede feita pelo Eduardo do Homens da Casa.