Imagem: Avalon House, projetada pela ArchiBlox, um estúdio de arquitetura de Melbourne especializado em edifícios modulares e que anteriormente desenvolveu uma casa de carbono sustentável.
Foi no final da década de 70, início de 80 que a ideia surgiu. A preocupação com o meio ambiente e a preservação da natureza durante um processo de construção passou a ser levado em conta. A sustentabilidade, a escolha dos materiais, a otimização dos recursos naturais e o impacto ambiental das construções sobre o meio ambiente e de seus habitantes começaram a ser considerados como pontos importantes.
Estamos falando da Arquitetura Sustentável, ou como muitos chamam, Arquitetura Verde ou Ecoarquitetura, que cresce cada vez mais em tempos modernos. O Brasil já é o quarto país com mais obras certificadas por sustentabilidade, segundo o Green Building Council Brasil (CBC). Estamos atrás apenas dos Estados Unidos, China e dos Emirados Árabes.
O telhado verde minimiza o escoamento da água da chuva e ajuda a isolar o interior da casa. A chuva que cai ali é direcionada para um tanque de armazenamento que pode ser usado para irrigação.
Hoje em dia, não é difícil achar projetos que já saem da planta equipados com atitudes 100% verdes. Porém, existem algumas ideias que são fáceis de adotar em casa e na decoração. Caso você se interesse pelo assunto, saiba que nunca é tarde para mudar! A ideia é reduzir o impacto ambiental, evitar desperdícios e ainda gerar economia em dinheiro.
Pensando nisso, reunimos algumas sugestões criativas para que pequenas práticas possam inspirar o seu dia a dia e trazer maior bem estar para a sua casa. Inspire-se:
1 – APROVEITE-SE DA TECNOLOGIA
A tecnologia facilita (e muito!) a nossa vida e acaba que na arquitetura não é diferente. Existem hoje muitas soluções sustentáveis no mercado como revestimentos e produtos à base de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, materiais e móveis ecológicos para áreas externas, pisos que imitam madeira ou cerâmica, vasos sanitários com duplo acionamento, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, tintas ecológicas, entre outros. Quando a gente adota essas tecnologias, agredimos menos o meio ambiente. E muitas vezes, o custo disso tudo é ainda menor!
Painel Solar: Betel Arquitetura
2 – POUPE A NATUREZA
Para preservar a água, o solo e a vegetação, existem algumas ideias que são fáceis (e talvez possíveis) de serem incluídas na sua casa, como por exemplo, um telhado verde, uma horta doméstica orgânica, compostagem, reuso de água, adotar painéis solares para geração de energia de forma menos poluente, entre outras possibilidades. Não há coisa melhor, do que por exemplo, ter uma hortinha com temperos frescos na cozinha, como já falamos por aqui, por exemplo! Hábitos saudáveis e uma maior conexão com o verde, que tal?
Esta casa, por exemplo, possui horta interna, muitas janelas e tubos de resfriamento. No exterior, os proprietários aproveitam os benefícios de painéis solares e mecanismos que reciclam a água usada para sua reutilização.
3 – MATERIAIS DE DEMOLIÇÃO
Há vários materiais de demolição que podem ser reutilizados, como madeiras, azulejos, ladrilhos, tijolos e metais. Existem empresas especializadas nisso, mas você também pode procurá-los em obras e locais onde eles foram descartados. Além de estarem com tudo na decoração contemporânea, muita coisa boa sempre pode ser reaproveitada e ter vida nova na sua casa!
Mesa de madeira de demolição (Aaron Guide)
4 – VENTILAÇÃO, LUZ NATURAL E OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS
Moramos em um país tropical e é importante pensarmos em construções bem arejadas e com boa ventilação para poupar o uso de energia elétrica. Ao facilitar a ventilação natural e cruzada, por exemplo, evitamos problemas futuros com espaços desconfortáveis, abafados ou frios demais. O que ajuda bastante também são as janelas maiores, que promovem não só a boa ventilação, como aproveitam melhor a luz natural. Ambientes integrados também demandam menos material e mão de obra, além de deixarem o dia a dia mais prático, e gerarem um consumo consciente de produtos.
Um belo espaço integrado que possui até um assento para leitura na janela. O material imita madeira, pedra + tijolo. Projeto Archiblox + Doherty Design Studio. Fotografia: @tomjrross
Grandes janelas podem ser posicionadas para você se beneficiar da vista, da luz natural e do vento. Fotografia de Michael Wickham (via Dezeen)
5 – UPCYCLING E PRODUTOS ARTESANAIS
Já ouviu falar em Upcyling? A técnica nada mais é do que reaproveitar objetos e peças que inicialmente iriam para o lixo, transformando-os em algo novo com muita criatividade e contribuindo na diminuição dos resíduos.
Investir em quadros, cerâmicas, tapeçarias e móveis artesanais também é uma bela forma valorizar a produção local e contribuir para o crescimento econômico sustentável. Fora que muitos desses itens são produzidos com materiais reciclados ou reutilizados.
Bancada industrial alta, inspirada nas antigas mesas de refeitório no início do século. Com 4 bancos pivotantes em ferro fundido, revestidos em lona encerada e couro envelhecido, criadas com a técnica de upcycling pela Ignis Industrial/Boobam Design.
Relógio feito a partir da reutilização da borra do café, com ponteiros em alumínio, da marca brasileira Recoffee Design.
São ideias simples, mas que contribuem e muito por um mundo (e uma casa) melhor! E você? Tem alguma dica verde para uma arquitetura e decoração mais sustentável?
*Este post foi criado exclusivamente para o Blog Todeschini. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis do FTC por lá! Vale a pena acompanhar!
*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos conteúdos feitos em parceria, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta! ♥︎
Comments are closed.