Apreciadora de várias expressões artísticas, Sandra Apperloo se utiliza de várias dessas manifestações para criar suas obras, mas o trabalho com o barro tomou força em sua vida. Com o projeto The Pottery Parade, a argila ganha vida com formas e traços curiosos.

Em um estúdio localizado em Utrecht, na Holanda, Sandra dedica seu tempo a criação de um universo, onde a argila cria vida e se transforma em seres com nomes e personalidades particulares.

Antes de se dedicar a cerâmica, Sandra escrevia sobre arte e artesanato em seu blog nomeado ArtisticMoods. Na época, procurava diferentes meios e materiais para expressar a sua criatividade, como a pintura, a ilustração, bordado e a linogravura.

Durante esse período ela realizou o seu primeiro curso de cerâmica no Studio Noot & Swart responsável por fortalecer o seu vínculo com barro tornando-se uma paixão.

A partir daí não largou mais a cerâmica, trabalhando em inúmeras peças, como potes, vasos de flores, tigelas e pratos, todas com suas autenticidade ajudando ambientes a saírem do óbvio.

Misturando padrões, como bolinhas, traços e motivos florais, os objetos com características humanas, ganham aspectos peculiares. A argila trabalhada em formatos irregulares é acompanhado de tons pastéis delicados, deixando tudo mais divertido.

Em sua última coleção, Weirdo Bud Vases, ela cria exuberantes peças alongadas, capazes de comportar um único caule, envoltos por seus corriqueiros padrões e com feições de diferentes expressões que fortalecem a carga emotiva de cada obra.

 

Sandra opta por não planejar as peças, decidindo aplicar o improviso, o que a ajuda a manter a mente aberta e experimentar novas possibilidades. Isso ocorre em todas as partes do processo, desde esculpir, até a escolha das cores e padrões.“Eu geralmente decido a forma quando estou construindo, encontrando o que é bom naquele momento,” ela diz.

Com o seu vasto repertório para peças decorativas, Sandra deu início ao seu novo projeto que deseja lançar ao fim deste ano: Enfeites para árvore de natal, o que a tem deixado bastante empolgada.

“Espero que meus trabalhos façam as pessoas rirem e sonharem. Espero que eles se distraiam dos negócios diários e deixem que sentimentos afetuosos estimulem a imaginação.”

Acompanhe o trabalho de Sandra Apperloo em seu Instagram. Em seu site, veja as peças disponíveis.

Taine Gonçalves é designer, ilustradora, baiana e nordestina orgulhosa. Apaixonada por tudo que envolve o artesanal, leitura, cinema e música. Está sempre buscando extrair o máximo de experiência de todos os lugares em que passa.

Taine Gonçalves – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários