Além desse projeto, Katryn Beaty também se dedica ao projeto Santinha da Rua: por meio da sticker art, cria belas imagens de santas e as distribui pelas ruas de São Paulo

Katryn Beaty é uma artista brasileira sensível e que enxerga a arte como uma forma de expressão coletiva. Seu trabalho reflete tal característica, com sua delicadeza de traços, cores alegres e o desejo de ganhar as ruas.

Há cinco anos se dedica totalmente às atividades artísticas, sendo a pintura o seu maior foco. Seja com grafite, tinta acrílica, carvão ou pastel – seus materiais favoritos – Katryn busca sempre expressar em sua telas aquilo que está mais latente em seu interior. Foi justamente em um período de recuperação que ela se conectou de vez com a arte.

“Pintar me ajudava a expressar tudo aquilo que eu nem sabia que estava sentindo e eu achei linda esta sinceridade de sentimento”, conta em entrevista ao FTC. A artista explica que não costuma planejar o que vai pintar, mas que presta atenção nos sentimentos e no humor que fazem parte dela em determinado dia, e isso a inspira.

Formada em moda, esse ofício ficou de lado para dar espaço ao novo trabalho, mas de alguma forma ainda influencia as pinturas de Katryn. Ela se arrisca em dizer que essa conexão pode ser vista nas texturas e cores que tanto lhe agradam de pintar. Para ela, cor é tradução de sentimento, e a moda também pode ser isso.

 

E se o assunto é cores, basta olharmos para a natureza para as encontrarmos em abundância. E é justamente nas flores que a artista encontra fascinação. “Eu amo a transição suave entre tons e a mistura de cores, acho que é por isso que gosto tanto de pintar flores. A natureza tem as misturas mais incríveis de cores e eu gosto muito de poder fazer estas misturas espontâneas nas telas”, diz.

Com certeza essa mistura e explosão de sentimentos é facilmente perceptível nas obras de Katryn. Ainda assim, ela entrega que em todas as suas criações, há sempre uma pitada de azul, sua cor favorita e que para ela, representa paz e quietude, diferente da melancolia geralmente atribuída ao tom.

Como artista, Katryn Beaty se descobriu capaz de trabalhar com diversos materiais e explorar variadas plataformas. Além de se dedicar aos seus quadros, ela também toca o projeto Santinha da Rua, onde leva para as ruas toda a sua inspiração para criar imagens cheias de cor que dão vida a pequenos cantinhos na capital paulista e também em ruas pelo mundo.

SANTINHA DE RUA

 

O Santinha da Rua é baseada nos conceitos da sticker art, uma vertente da arte de rua que utiliza adesivos como forma de expressão artística. O movimento têm se fortalecido cada vez mais, contando até com encontros como o Sticker Up, já em sua nona edição e que acontece em São Paulo, onde artistas se reúnem para criar e colar seus adesivos cidade a fora.

E a sticker art é justamente essa coisa solta, impulsiva e intuitiva que tanto atrai Katryn. Como são pequenos, seus colantes podem ficar nos mais diversos lugares e até mesmo sair deles. A artista conta que às vezes, ao passar por algum lugar, percebe que o sticker foi levado por uma pessoa, mas ela não fica triste por isso. “Eu queria que as pessoas se sentissem amadas, acolhidas, protegidas, inspiradas ou até mesmo que fosse apenas uma rápida distração. Por isso deixo elas (santinhas) por aí e tem gente que leva elas embora e isso me deixa muito feliz”.

Katryn espalha as santinhas pelas ruas para que as pessoas se sintam acolhidas, protegidas, inspiradas, ou até mesmo que fosse apenas uma rápida distração pelo caminho. 

PRÓXIMOS PROJETOS

Katryn nos contou que está no início de um planejamento de uma parceria com a artista Karen Dolorez e que seu sonho é fazer mais colaborações com outros artistas, para celebrar a diferença de estilos e criações.

Sua arte estampada em produtos como sketchbooks e cases de celulares. 

Desejamos que por onde for, sua arte continue assim, ao se espalhando e levando cor pelas ruas e alcançando as mais diversas pessoas em sua realidades. Para acompanhar o trabalho de Katryn, siga seu Instagram e também do Santinha da Rua ou então visite seu site.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários