Os franceses são reconhecidos por seu estilo e alta costura, sendo uma cultura que marca presença na moda e que influencia nos demais costumes mundiais. E você sabia que tem uma cidade portuária muito importante para esta característica fashionista do país? 

Estamos falando de Calais, região com tradição na produção de renda, e a qual recentemente recebeu a  intervenção artística da artista NeSpoon com a criação de um mural de renda. Vamos explicar esta história a seguir!

CALAIS E A RENDA: A HISTÓRIA DE COMO TUDO COMEÇOU 

Localizada no norte da França, a cidade Calais é famosa por sua misteriosa história. Diz a lenda que Calais se estabeleceu como uma região portuária há muito séculos (por volta do século X), enfrentando mudanças em seu desenvolvimento e trajeto, como ocupação inglesa e espanhola ao longo do tempo.

Com diversos acontecimentos que moldaram sua história, Calais é, atualmente, reconhecida como uma cidade fundada por pescadores

A chegada do século XIX, a Revolução Industrial na Inglaterra e outros acontecimentos sociopolíticos foram fatores que influenciaram na decisão de diversos engenheiros têxteis e artistas ingleses migrassem para terras francesas a fim de continuar com a fabricação de renda.

Este fato fez com que Calais passasse a ser um dos principais destino para aqueles que trabalhavam com a fabricação de renda, visto que a cidade foi crescendo e se desenvolvendo com a chegada dos profissionais deste ramo, os quais levaram, de forma ilegal, até mesmo o maquinário que era preciso para a confecção deste precioso tecido.

Calais passou a ser visitada por turistas que desejam ver suas construções arquitetônicas, esculturas de bronze, suas capelas, entre tantos outros pontos que mostram a importância deste local para a história do país. 

A HOMENAGEM FEITA PELA ARTISTA NESPOON: UM MURAL DE RENDA EXCLUSIVO

Em reconhecimento à importância da renda para a economia e sociedade de Calais, no ano de 2009 foi inaugurado o Museu de Renda La Cité de la Dentelle et de la Mode. E recentemente uma das laterais deste incrível museu recebeu a intervenção artística de NeSpoon, uma artista polonesa que tem como marca pessoal fazer instalações cobertas por rendas

NeSpoon já realizou obras nos mais diversos lugares: muros, fachadas de pequenos prédios, espaços públicos e praças, entre outros pontos espalhados por variadas regiões. Com a técnica de criar ornamentos com tinta spray branca, a artista polonesa fez sua intervenção no museu de Calais em homenagem ao principal tecido da região: a renda. O resultado do mural de renda ficou maravilhoso:

Se você gostou do trabalho de NeSpoon, continue acompanhando seu trabalho no Instagram e no Behance

Luiza T. Marques é jornalista e trabalha com marketing como redatora e social media. Explorar lugares por São Paulo e ler bons livros são suas grandes paixões, ambas as quais ela registra tudo em caderninhos que estão sempre na mochila. Também gosta de aprender coisas novas e acredita que conhecimento deve ser sempre compartilhado.

Luiza Marques – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários