Composição criativa com macarons em paleta Punchy Pastel por Julia Sudnitskaya/Shutterstock

Uma paleta pastel raramente tem destaque em relatórios de tendências, mas novos esquemas de cores tem aumentado a saturação dos tons tidos como “sem graça”, dando a eles uma certa importância. Basta buscar por cores sutis de outra forma ou complementar sua pesquisa com uma tonalidade brilhante, como o blue candy. Tire a poeira dessas matizes tradicionais e não tenha medo de apostar no novo.

Os Punchy Pastels agora passam a atuar na decoração, no design, na moda, e não necessariamente precisam ser super delicados. Há um certo lado rebelde nessas cores pastel que garantem suavidade e minimalismo para quem busca sensação de bem-estar, equilíbrio, mas que também trazem um ar contemporâneo.

PUNCHY PASTELS

As Punchy Pastels são conhecidas por nos lembrarem doces. São cores sutis complementadas por uma tonalidade brilhante, como um doce azul, um rosa entre o millenial e o pink, o lilás, amarelo, um conjunto suculento de tons que reconsideram o significado de delicado.

Pensando nisso, conversamos sobre o tema com o pessoal da Shutterstock NY, que todos os anos lança o seu famoso Relatório de Tendências Criativas para inspirar profissionais em todo o mundo, para saber como essas cores e conceitos pré-determinados ajudam na direção estética dos projetos dos seus clientes. Vem com a gente!

FTC: Como a Shutterstock estuda possíveis tendências e analisa o resultado da pesquisa para produzir o infográfico?

O relatório anual de Tendências da Shutterstock, agora em seu 7º ano, é orientado pelos dados globais de downloads e pesquisas de clientes coletados durante o ano anterior, mas não se trata apenas de popularidade. O relatório prevê tendências que influenciarão a direção criativa no próximo ano em imagens, vídeos e músicas.

Bilhões de pesquisas na coleção de mais de 200 milhões de imagens ajudam a determinar as tendências de melhor desempenho em todo o mundo. Analisamos termos de pesquisa e downloads que estão em ascensão para prever tendências que influenciarão a estética do design.

Com as informações coletadas e classificadas, juntamente com o conhecimento especializado de nossa equipe, identificamos as tendências que causarão impactos e influenciarão a cultura visual. Em 2018, por exemplo, identificamos 11 estilos que provavelmente surgiriam ao longo do ano. Essas tendências se aplicam a uma ampla gama de interesses e indústrias criativas. Uma dessas tendências, por exemplo, foi o que chamamos de Punchy Pastels, que cresceu muito. A palavra Blue Candy (+609%) e Candy Hearts (208%) são os tons pastéis contemporâneos que hoje vemos sendo utilizados na decoração, design, moda, etc.

Punchy Pastels na decoração: delicadeza e elegância foram os pontos principais para este banheiro projetado por Marília Zimmermann. A arquiteta utilizou revestimentos da Portinari em tons pastel, para criar uma paginação inspirada em uma obra de arte. Marília ainda decorou o ambiente com luminárias suspensas e um espelho assinado por ela, para dar mais personalidade.

Punchy Pastels no Design: Tipografia ‘Love’ em fundo cor-de-rosa e letras azuis em ilustração vetorial criado por Nikolay Vdovichenko/Shutterstock. 

FTC: Muitas dessas tendências previstas por vocês estão sendo usadas por empresas, marcas, na decoração etc. Quais delas cresceram mais?

A “Fantasia” é uma tendência em particular que vimos realmente decolar em 2018. Fenômenos da cultura pop como “Game of Thrones” e a nova série de TV “O Senhor dos Anéis” estão trazendo novos interesses a esse gênero milenar. De “A Forma da Água” e “Blade Runner”, a “Jogador nº1” e “Jurassic World 2”, esses filmes cheios de elementos de fantasia dominaram o cinema este ano. “Westworld” é outra produção em grande escala da HBO que detalha um parque de diversões futurista para turistas. A Netflix também é notória por pesquisar através de dados o que seu público-alvo quer antes de liberar conteúdo, e parece que eles descobriram que as pessoas ainda desejam fantasia, com um toque moderno.

Além disso, da Dior à Tiffany’s, vimos muitas marcas de moda adotarem os designs táteis da tendência “Artes digitais”, incluindo bordados e arte em papel sendo recriados para consumo digital. As aulas de bordado, costura e tricô estão surgindo em toda parte e marcas como a Hermès e a LUSH Cosmetics estão usando o artesanato como instalações em vitrines de lojas em todo o mundo. A publicidade digital também se aproveitou do estilo popular visto nos anúncios da Mainstay Island Vodka, da Fiat, da Amazon e da Conde Nast Traveller.

Punchy Pastels na Moda: Coleção Femme Printemps 2015 – marca Fratelli Rossetti

FTC: No que diz respeito aos tons pastel, você poderia falar um pouco mais sobre a cor “blue candy” e onde ela esta sendo mais usada?

Na Alemanha, a tendência “Punchy Pastels” está ganhando força com empresas como Yogurette e Strato usando a estética em comerciais de TV. No Brasil, empresas como EnjoeioBoticárioAvonSalon Line e Quem Disse Berenice costumam usar a tendência nas cores que dominarão o feed de suas redes sociais e embalagens de produtos.

Punchy Pastels na Beleza: Imagem de menina usando batom e esmalte Blue Candy em fundo amarelo. Por Kravtzov/Shutterstock 

FTC: E quanto ao “Novo Minimalismo”? A tendência está relacionada com “Punchy Pastels”? Elas se complementam?

O “Novo Minimalismo” foi identificado como uma das três principais tendências depois que as buscas por cores eletrizantes e composições despojadas dispararam. Nas imagens que vemos submetidas ao nosso site, muitas delas se casam com as duas tendências ao mesmo tempo para alcançar uma estética mais lúdica. Uma fotografia minimalista pode ser a maneira perfeita para as marcas entregarem mensagens que sejam fáceis de entender e expressar algo mais rapidamente por causa de sua simplicidade, o que é altamente atraente para os anunciantes que desejam eliminar a confusão.

Associar o visual minimalista com um toque de cor forte é o que faz com que essas imagens realmente se destaquem das demais. Na melhor das hipóteses, as imagens minimalistas são lúdicas e divertidas, portanto, usar sua imaginação e experimentar cores fortes a mantém moderna, fresca e memorável.

Punchy Pastels na ilustração: “Primavera” por Alexander Baidin/Shutterstock 

Punchy Pastels como estilo de vida: O apartamento de Amina Mucciolo, conhecida na internet como Tassel Fairy que usa a mistura de todas essas cores para se vestir, na maquiagem, em sua casa,. Imagem: Dan Duchars/Ikea

Para explorar mais imagens e infos sobre as tendências, acesse o Relatório de Tendências Criativas 2018 aqui.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários