follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-01

Durante o mês de junho, até o começo de julho de 2016, visitantes do Lago de Iseo, na Itália puderam experimentar a sensação de caminhar sobre as águas. Isso mesmo! O projeto The Floating Piers” trouxe 100 mil metros quadrados em uma tela cintilante que permitia que as pessoas andassem ali, criando um verdadeiro pier flutuante de mais de 3km.

O pier consistia em um sistema de marina modular composto por 200 mil cubos de polietileno de alta densidade, que ondulavam de acordo com o movimento da água. Quem passasse pelo local podia conhecer o projeto caminhando de Sulzano até Monte Isola e a ilha de San Paolo, que foi totalmente contornada pela instalação em amarelo.

As montanhas ao redor do lago ofereciam uma visão privilegiada do pier, permitindo diferentes ângulos e perspectivas.

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-02

Os pieres flutuantes foram inicialmente planejados pelo casal de artistas Christo e Jeanne-Claude em 1970. Esse é o primeiro projeto em grandes proporções desenvolvido por eles desde que o casal, conhecido por obras em larga escala, criou a instalação The Gates, no Central Park de Nova Iorque, em 2005.

Christo ainda afirmou que o projeto era totalmente livre e acessível 24 horas por dia. “Não há ingressos, abertura, reservas ou proprietários”. Segundo ele, “os pieres flutuantes são uma extensão das ruas e pertencem a todos.”

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-04a

Mais de 620 mil pessoas andaram sobre as águas durante o período da intervenção que levou quase 50 anos para finalmente ser realizada. Confira algumas imagens:

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-03

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-05

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-06

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-07

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-08

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-09

follow-the-colours-instalacao-the-floating-piers-Christo-10

Veja como foi montado o projeto aqui

Via. Fotos: Wolfgang Volz. © 2016 Christo.

Ana Carolina Prado é estudante de Jornalismo e amante de música, cultura e tinta na pele. Viciada em pontos, vírgulas e palavras, acredita que a vida é feita de sonhos, amores e histórias pra contar.

Ana Carolina Prado – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários