Quem costuma viajar sabe como é difícil fugir das filas e encontrar lugares verdadeiramente autênticos. Às vezes você até vai embora com a sensação de que não conheceu de fato aquela cidade e sua cultura. Isso porque os guias não costumam dar dicas além do roteiro padrão para turistas. É claro que é incrível ver a Torre Eiffel, o Coliseu e o Big Ben. Mas o que você acharia de ter um morador para te mostrar cantos escondidos, bares alternativos, feiras interessantes, restaurantes underground, e por aí vai? Ninguém conhece uma cidade como quem mora lá, certo?
Essa é a proposta do Rent a Local Friend, criado pela jornalista paulistana Alice Moura. O objetivo é conectar moradores locais, os chamados Local Friends, que já estão em mais de 110 cidades, com visitantes que compartilham os mesmos interesses e idioma e que querem conhecer a vida e cultura locais. “Eu morava em Londres e tinha um blog chamado Local Life, onde escrevia sobre lugares descolados que ia descobrindo na cidade como uma moradora local, como jazz em barzinhos subterrâneos e feiras de itens africanos”, explica Alice.
“Em paralelo, todas as viagens que eu fazia eram justamente para visitar amigos locais, quando eu sabia que o destino se tornaria muito mais interessante porque eu estaria conhecendo através do olhar de um amigo com quem eu tinha interesses parecidos”, continua. Alguns anos depois, Alice voltou para o Brasil e apostou nessa ideia: foi assim que surgiu o Rent a Local Friend.
Para ela, ter uma Experiência Local vale a pena para frequentar lugares em voga, pagar preço de moradores locais, evitar filas e horários lotados, entre outras razões. “Em suma curtir o melhor que a cidade oferece, que geralmente só os locais conhecem, como alguns bares e restaurantes, vistas diferentes, festivais e eventos que os locais costumam estar antenados”, afirma.
Alice também faz questão de dar algumas dicas para quem pensa em usar o Rent a Local Friend. “Esteja de coração e mente aberta para curtir a vida do seu Local Friend. Esqueça correria e ‘bater ponto’ nos locais turísticos. Aproveite o papo para conhecer hábitos, histórias e cultura de quem mora na cidade. Seja adepto do slow travel!”.
Ficou com vontade de ser um Local Friend ou alugar um? É só clicar aqui e se inscrever. Para quem se interessa por um estilo de viagem mais leve, despreocupado e autêntico, fique ligado que o Rent a Local Friend passará semanalmente pelo Follow the Colours apontando os melhores caminhos para conhecer a vida e cultura originais de diversas cidades! Não perca! 🙂