Nem cerâmica, nem mármore. As esculturas do japonês Shinri Tezuka são feitas de açúcar. O artista cria lindos pirulitos esculpidos em formato de animais incrivelmente realistas. Os doces são feitos com xarope de açúcar e amido, que criam um efeito translúcido e os fazem parecer vidro.
As criações são vendidas na loja de Tezuka, chamada Ameshin, em Tóquio. No local, o artista também faz demonstrações ao público e dá cursos para que os interessados aprendam a fazer seus próprios doces.
Criar as esculturas como essas não é tarefa simples. Além de precisão, é preciso manusear a massa adocicada aquecida a cerca de 90°C com tesouras e as mãos nuas. O escultor deve conseguir suportar o calor intenso e ser rápido, já que o doce deve ser moldado antes que esfrie.
Tezuka faz um tipo de arte conhecida como “Amezaiku“, originária da China no século XIII, e muito popular no Japão. Na época, os artistas faziam este tipo de doce em formatos exóticos, geralmente insetos e animais, para atrair as crianças – mas acabavam que chamavam a atenção de muitos adultos também.
O método usado antigamente para criar as esculturas amezaiku era soprando o açúcar por meio de um canudo, semelhante ao que acontece com vasos e outros objetos de vidro. A prática acabou sendo proibida por não ser higiênica.
Hoje, usando algumas ferramentas e alicates, o valor dos pirulitos de Shinri varia entre cerca de 30 e 60 reais. Com tanta perfeição, o difícil é ter coragem de comê-los. São verdadeiras obras de arte!
Confira mais fotos no Instagram de Shinri Tezuka.