better shelter abrigo refugiados
FTC Decora

Better Shelter: Abrigos para refugiados criados pela Ikea ganham prêmio de melhor design do ano

Um abrigo para refugiados desenvolvido pela Ikea e pelas Nações Unidas foi nomeado o melhor projeto de design em 2016. O Better Shelter abriga famílias e clínicas pelo mundo todo. 

Esse abrigo de refugiados projetado pela grande marca sueca de móveis, Ikea, em parceria com as Nações Unidas, é o grande vencedor do Prêmio Beazley de melhor design e arquitetura de 2016, título atribuído pelo famoso Museu do Design de Londres.

Desenvolvido em 2015 na Suíça, o Better Shelter (Melhor Abrigo, em tradução literal) veio para provar que o design sustentável pode fazer a diferença na ajuda humanitária e ser a casa de quem está fora de casa por conta da sequência de conflitos ou desastres naturais. Desde a sua criação, mais de 30 mil unidades foram distribuídas em todo o mundo – incluindo países como Iraque, Djibouti, Grécia e Nigéria.

Os abrigos flat-pack (tendas modulares de fácil montagem) são feitos de plástico reciclado, grandes o suficiente para abrigar uma família de até cinco pessoas, além de possuírem energia solar, ventilação, chão, portas, janelas e serem resistentes ao fogo.

Usados principalmente como residências, muitos já se transformaram em clínicas e escritórios em diversos campos. Para montá-lo, bastam quatro pessoas e algumas horas de dedicação (de 4 a 8h). Ao todo, são 68 componentes que pesam 169 quilos, todos agrupados em apenas duas caixas, contendo todas as peças e ferramentas necessárias à instalação.

Os abrigos tem como objetivo promover, entregar mudança e melhor acessibilidade à essas pessoas, além de providenciarem um ambiente inovador e seguro através do Design.

Entre os projetos inscritos no prêmio estavam um livro capaz de purificar a água e assim reduzir doenças, o tênis da Adidas feitos com plásticos retirado dos oceanos, um capacete para bicicleta com iluminação própria, entre outros.

POR QUE A ESCOLHA DO BETTER SHELTER?

Atualmente, as pesquisas atestam que cerca de 67 milhões as pessoas se encontram refugiadas ou requerem asilo.

Um dos motivos do juri ter escolhido o Better Shelter foi justamente explicado pela jurada Jana Scholze, professora associada e curadora de Design Contemporâneo na Universidade de Kingston, em um comunicado:

“O Better Shelter aborda uma das questões que mais definem o momento em que estamos vivendo: ele fornece abrigo para pessoas em uma situação excepcional, seja causada por violência ou desastre. Oferece também, não apenas um design, mas segurança, tem fácil distribuição, o que torna este projeto muito relevante e até otimista. Mostra definitivamente o poder que o design tem para transformar às condições em que vivemos”.

Abaixo, uma unidade do Better Shelter inteiramente montada;

Confira mais informações do Better Shelter no site oficial do projeto.

Via.