Don Fisher: marca espanhola desbrava o mar das bolsas e acessórios artesanais que imitam peixes
“ – Vocês estão prontos?
– Estamos capitão!
– Eu não ouvi direito…
– Estamos capitão!”
De mar, peixes e muita criatividade é feita a marca Don Fisher, comandada pelo pescador (e capitão) de mesmo nome que se especializou em capturar os mais frescos “Bonitos” (O peixe Bonito é um peixe pequeno em forma de torpedo que tem o corpo parecido com o de um atum) que existem!
Mas isso não é propaganda de peixaria não, a Don Fisher cria bolsas e acessórios estampados que imitam peixes e outros seres marinhos.
Carro-chefe (ou barco-chefe?) da Don Fisher: bolsas em formato do peixe Bonito.
A marca nascida em Barcelona, Espanha, explora paletas de cores delicadas, estampas exclusivas e o cuidado que só um mestre dos mares pode oferecer para fisgar as peças mais bonitas. Quer conhecer mais? Então dá um mergulho na nossa entrevista:
FTC: Quem é a equipe por trás da Don Fisher?
Julia é a designer e fundadora da marca, também temos Lorena, encarregada de cuidar das redes sociais e da gestão dos clientes internacionais e, como não poderia faltar, Néstor, que dá vida ao personagem Don Fisher nas feiras que participamos (além de nos ajudar com todo seu apoio e experiência como designer).
Claro que também existe uma quantidade enorme de amigos e familiares que estão sempre dispostos a nos dar uma mão e eles acabam por fazer parte do projeto em maior ou menor medida.
FTC: Quando a marca foi criada?
Julia foi quem teve a ideia em 2012, mas o projeto só foi lançado em 2013. Começamos com muitos sonhos, uma máquina de costura recém-comprada e receio do que poderia acontecer.
FTC: Como surgiu a ideia para pescar “Bonitos”?
A ideia do capitão que navega todos os mares em busca de “Bonitos”, nasceu junto com a vontade de ter uma loja de coisas bonitas, mas com algo diferente. Depois de quase um ano dando voltas, Julia se deu conta que “Bonito”, além de significar belo, também é um tipo de peixe, e que escolher objetos assim para sua loja assemelhava-se muito à ideia de pescar, foi aí que começamos a nos concentrar em animais marinhos.
Para escolher o nome não nos inspiramos em nada muito complicado. “Fisher” significa pescador em inglês e “Don” pode se referir a Donald, ou a senhor, nós ficamos com esse nome.
FTC: Vocês elaboram que tipo de peças e como funciona esse processo de criação manual?
No início, Julia não tinha muito investimento ou dinheiro, então decidiu ela mesma criar os “Bonitos”. Inicialmente fizemos basicamente estojos, nécessaires e porta moedas. Julia desenha os modelos um a um e depois manda para o nosso fornecedor de tecidos.
Ali, eles estampam e enviam grandes rolos com os “Bonitos” estampados. Então o próximo passo é dar forma aos produtos de maneira artesanal, sempre utilizando materiais naturais: tecidos 100% algodão e alças de couro para as bolsas.
FTC: Reparei que vocês ampliaram a rede de pesca, no início apenas peixes e agora tem até mexilhões. Vocês pretendem explorar todo o ambiente marinho?
Cada coleção se inspira em um mar ou oceano diferente. Começamos com os peixes do Mediterrâneo (que é o nosso mar) e criamos cada modelo inspirado em uma espécie. A partir daí começamos a pensar em produtos diferentes e já lançamos mochilas, babadores, toalha em forma de arraia, bolsa em formato de baleia, enfim, tentamos nos reinventar em cada coleção sem perder o produto principal: o estojo em formato de peixe o qual deu início ao projeto.
No momento os mares protagonistas são: Mediterrâneo, Alaska e as costas portuguesas e galesas do oceano Atlântico. Estamos preparando uma nova coleção, assim que estiver pronta poderemos revelar o mar que desbravaremos!
Se estiver perdido sobre qual modelo escolher, talvez você possa contar com a ajuda de uma bússola para uma boa orientação! ahahaha
Para conferir mais novidades criativas da marca e desvendar os sete mares, acompanhe no Facebook, Twitter, Pinterest ou Instagram. Confira também todas as novidades no site.
Imagens: Caro Adrover e divulgacão.