Thais Paneto tem 22 anos e se formou em Produção Audiovisual há um ano. Desde o primeiro semestre começou a trabalhar como editora de vídeo e adorava o que fazia. Com o tempo, percebeu que os dias ficavam cada vez mais curtos e estressantes, até que chegou a ficar doente por causa de tanto nervosismo e ansiedade. E foi em uma dessas crises que decidiu colocar em prática uma ideia que já tinha há mais de anos, que era começar a bordar. “Minha avó é costureira e sempre assisti ela concertando peças. Com isso tive uma certa facilidade em me virar com os pontos – e eu adoro tentar descobrir como as coisas funcionam sozinha!”
Para começar a fazer os desenhos, foi um passo curto. Seu namorado, Bruno Cavalcante, é tatuador e sempre cria suas tatuagens com ela por perto. Bruno começou a colar em sua parede, ao lado do computador, as imagens que ele já tatuou. A penúltima versão, antes dos traços ficarem perfeitos, é com certeza o tipo de desenho que Thais mais gosta e que mais tem facilidade para bordar. Pensando nisso, ela deu início aos seus bastidores em tecido feitos à mão. Assim surgia o Open Eye Collective, projeto que traz bordados exclusivos inspirados em tatuagens tradicionais. O resultado final é bem legal! Quem sabe você anima de ter um desses na parede para decorar a sua casa? Confira entrevista que fizemos com Thais:
FTC: Como você define a sua arte hoje?
Acho que eu não teria uma definição exata, mas sempre achei incrível quem leva os desenhos tradicionais para outros meios como camisetas e objetos de decoração. Então quando decidi que iria começar a bordar, percebi que se tratavam de duas técnicas antigas e que poderiam casar perfeitamente e, que com certeza, formavam a arte que eu gostaria de chamar de minha!
FTC: Com o que você se inspira?
Minha maior inspiração atualmente é meu namorado mesmo. Se não fosse o Bruno, eu jamais conheceria os desenhos tradicionais tão a fundo. Nós passamos dias vendo Instagram e falando sobre pinturas e tattoos que vemos lá. Mas posso dizer também que me inspiro muito nos filmes e nas músicas que escuto. Gosto de transferir meus sentimentos e emoções para cada peça que produzo, sinto que isso deixa elas mais a minha cara.
FTC: Está tocando algum projeto especial ou específico atualmente?
Atualmente estou desenvolvendo patchs e bordando costas de jaquetas à mão, para ver qual a melhor forma de executar isso. Futuramente estarão a venda!
FTC: Uma frase que você gostaria de bordar.
O final do poema Invictus de William Ernest Henley.
“It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.”
(traduzido):
‘Não importa quão estreito o portão,
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino:
Eu sou o capitão de minha alma.’)
FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.
Com certeza meu gato, internet, filmes, comida (as mais cheias de calorias que puder encontrar) e bordar.
Quer encomendar o seu? e-mail: [email protected]. No Instagram: @openeyecollective. No Facebook: /openeyecollective.