Xilogravuras japonesas são reimaginadas como tatuagens e viram inspiração pop nas mãos do francês Brindi
Maxime Gautron, também conhecido como Brindi, é um artista com base em Toulouse, na França. Inspirado pelas tatuagens tradicionais, cores pop e xilogravuras japonesas, Brindi criou algumas artes convincentes que lembram as impressões de madeira muito utilizadas principalmente na estamparia de tecidos no Japão.
Especificamente, as tatuagens fazem referência às gravuras do gênero artístico chamado Ukiyo-e ou Yokohama-e, desenvolvidas na cidade de Edo (agora Tóquio) entre 1600 e 1868 durante um período relativamente pacífico no país.
Embora as tattoos tenham um estilo mais surreal e atualizado para os tempos atuais, Ukiyo-e é um termo que se traduz em algo como “imagens do mundo flutuante”.
Os ‘painéis individuais’ na pele são exibidos em cores planas e captam a essência dessa arte, que na época tinha como principal tema o entretenimento e o lazer, os lutadores de sumô, paisagens, viagens, mulheres e restaurantes elegantes.
Hoje, dinossauros, UFOs e até os Simpsons são apenas algumas das referências peculiares que trazem uma estética inesperada para as tatuagens reimaginadas pelo artista francês.
As composições de Brindi são limitadas em um espaço e inspiradas na tradicional arte da tatuagem e xilogravura japonesa, misturadas com uma forte dose de design moderno e cultura pop;
Universo funky: as tattoos de Brindi sempre vem acompanhadas de um certo humor ou do surrealismo poético;
Brindi abriu recentemente o próprio estúdio com seu nome. Além das tatuagens, o artista cria zines e impressões em serigrafia que estão disponíveis em sua loja online ou na chamada Free Hands.
Acompanhe Brindi Tattoo no Facebook e Instagram.
Via.