Gabriel Batista (Gabe’sHead) tem 22 anos, faz faculdade de Engenharia Civil e é um artista super talentoso. Através do método papercraft, Gabriel cria cabeças e capacetes originados de um modelo 3D e impressos em 2D no papel com gramatura especial.
As peças únicas são cortadas e coladas, dobradura por dobradura, até resultar em um aspecto semelhante ao origami. Tudo é feito em um processo artesanal, seja no formato ou na pintura resultando em um trabalho incrível! Conversamos com ele para saber um pouco mais sobre suas inspirações:
FTC: Gabriel, conta um pouco sobre você.
Vamos lá, sou uma pessoa normal eu acho hahahahaha. Meu nome é Gabriel, tenho 22 anos, estou cursando o 10º período de Engenharia Civil, e estou louco pra acabar a faculdade.
FTC: Como surgiu o seu trabalho com as cabeças e capacetes de papel e qual foi a primeira peça criada por você?
Não vejo o que faço como um trabalho, pra mim é mais um hobby, sempre que sobra algum tempo quero montar alguma coisa. Utilizo o método do papercraft que é a montagem de objetos em 3D em papel, mexo com isso já tem uns 6 anos e comecei fazendo capacetes, que é o que mais gosto. Nos capacetes, eu monto a estrutura em papel e utilizo outros materiais como resina, fibra de vidro, massa plástica e acrílico pra fazer o visor dependendo do modelo.
Recebo muitas imagens e links de amigos com trabalho em papel, e daí comecei a fazer as cabeças de animais. Nunca vi isso como um negócio. Montava elas sempre para amigos ou amigos de amigos, até minha namorada me dar um empurrão e montar o site ‘gabeshead.com‘ (beijo Talita!). Não tô rico e nem consigo atender todo mundo, hehehe, pois gasto em média, uma semana para fazer uma peça grande.
Já recebi emails de pessoas perguntando se fazia encomenda para fora do país e elogiando meu trabalho “hobby”, apesar de ter que negá-los, eu agradeço o carinho. As pessoas me mandam sugestões e me tratam muito bem, eu adoro responder emails deste tipo.
Gosto de vídeo games, filmes, animes, quadrinhos e utilizo alguns de referência para montar os capacetes. Busco inspirações em muito sites quando vou montar algo novo, e também gosto do Pinterest apesar de não pinar muito. Quando vou criar alguma peça, sempre dou uma olhada nesse fóruns aqui: 405th e The RPF. Acho que é isso!