Chocolates são inspirados em expressões japonesas que descrevem sua textura
Os designers do estúdio criativo japonês Nendo criaram 9 saborosos chocolates para uma das maiores feiras de design do mundo, a Maison & Objet 2015. O formato dos chocolates foi inspirado em expressões japonesas que descrevem a sua textura, onomatopéias como “toge toge” (afiados e pontiagudos), “sube sube” (liso com suaves arestas e cantos) e “zara zara” (granulado).
Na série Chocolatexture, são chocolates lisos, ásperos, ocos e sólidos, pontiagudos ou com cantos arredondados. O intuito também era observar como o formato poderia afetar o sabor. Eles descobriram que as diferentes texturas tem diferentes gostos para as pessoas, mesmo os chocolates sendo compostos dos mesmos ingredientes.
Oki Sato, que lidera a empresa com sede em Milão e Tóquio, disse: “Há muitas fatores que determinam o gosto de um chocolate. A origem do cacau, o percentual utilizado, os vários sabores diferentes. Mas dessa vez, nós apostamos na textura e em seus atributos como um chocolate pontudo, liso e áspero, e a partir disso, criamos diferentes chocolates feitos com os mesmos ingredientes, mas que exatamente por causa de sua textura, ganharam sabores completamente distintos“. Interessante, não?
Foram vendidas 400 caixas da edição limitada durante o evento em um lounge exclusivo chamado “Chocolatexture lounge.” Confira: