Quase 40 anos depois, Chris Porsz vai em busca de pessoas que fotografou e recria imagens notáveis
No fim dos anos 70 e durante a década de 80, o fotógrafo de rua Chris Porsz passava horas caminhando por Peterborough, cidade na Inglaterra, fotografando tudo o que chamava sua atenção: punks, policiais, famílias, casais de namorados, comerciantes, adolescentes.
Quase quatro décadas depois, Porsz escolheu algumas de suas fotos prediletas e resolveu procurar as pessoas retratadas em cada uma delas para recriar as imagens. O fotógrafo passou os últimos sete anos procurando os personagens – e os convencendo a posar, mais uma vez. O resultado é incrível!
Porsz publicou as fotos antigas em jornais locais e nacionais, no seu site e Facebook. Muitas pessoas se reconheceram nas fotografias e entraram em contato com ele.
O trabalho foi publicado em seu novo livro, “Reunions” (“Reuniões”).
“Este livro está há quase 40 anos em construção, e eu acredito que o projeto é totalmente original. Eu não acho que mais alguém tenha rastreado tantos desconhecidos e recriado fotos dessa forma antes”, diz Chris.
“Tem sido um trabalho difícil e eu tive muitos contratempos ao longo do caminho, mas eu sempre acreditei que isso poderia ser algo realmente especial. Estava determinado a fazer pelo menos 100 reuniões de fotografias, e isso tem sido um projeto cheio de amor”.
Chris Porsz comprou sua primeira câmera em quando seu filho primogênito nasceu, em 1978. A princípio, ele pensava em fotografar apenas sua família, mas logo viu que aquilo não era o suficiente para ele e começou a retratar desconhecidos pelas ruas.
Porém, em 1986, Porsz começou a trabalhar como paramédico, e, com três filhos e muitas ocupações, deixou seu hobbie artístico de lado. Ele só retomou o projeto em 2009 – para nosso deleite, e de todos que puderam ser retratados novamente tantas décadas depois. Incrível, não?
Você encontra mais informações sobre Chris Porsz e a série Reunions em seu site.