Já imaginou uma construção com estruturas transparentes? É o que propõe empresa de arquitetura italiana Italcementi, que criou o material chamado i.light – algo que consiste em um painel de cimento com inúmeros pequenos orifícios que deixam passar a luz solar.
O i.light é feito com resina plástica e possui minúsculas aberturas que permitem entrada da claridade, transformando as paredes em “janelas gigantes”. As pequenas aberturas tem entre 2 e 3 mm de largura e só podem ser percebidas por quem olha de perto, já que de longe, o material parece ser feito como um concreto comum – exceto nos dias ensolarados, quando a claridade consegue se transpor e ocupar o ambiente.
Por enquanto, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010. Segundo os criadores, se os prédios fossem feitos com a i.light poupariam mais energia que os europeus poupam no horário de verão. Há também outros tipos de uso para ele, como por exemplo, serem utilizados nos fechamentos de paredes (substituindo a alvenaria), em pisos, escadas, terraços ou como elemento decorativo.
O material ainda está sendo patenteado e a empresa ainda não informou se ele será disponibilizado em outros países. O custo provavelmente seria um pouco maior que os painéis de concreto comuns, mas bem menor que os painéis de fibra ótica. Muito interessante, não?
Confira o vídeo abaixo explicando como funciona o i.light:
Esperamos que essa inovação chegue ao Brasil!
Via.
Comments are closed.