A realidade virtual já é uma realidade real, sabia? AR é uma sigla para augmented reality ou realidade aumentada. Isso significa que essa tecnologia se conecta com objetos a partir de diferentes formatos como texto, gráficos, imagens e áudios, ou seja: é uma renderização de imagens digitais em coisas reais.
E esse aplicativo, que usa essa tecnologia mágica, possibilita que você aponte com a câmera do seu celular para algo (uma cadeira, uma pessoa, um vaso de flor) e ao voltar o seu celular para o computador (que precisa ter o software instalado), essa imagem é transferida, sendo bastante similar ao bluetooth ou airdrop (celulares da Apple), que funcionam de forma integrada entre diferentes aparelhos. É basicamente um copiar e colar, mas para qualquer coisa.
Capture e transfira qualquer coisa ao seu redor
Pois estamos falando do ClipDrop (AR Copy Paste), disponível para Android, IOS, macOS e Windows clicando aqui. O preço indicado é de 80 dólares por ano, ou seja: custaria menos de 40 reais por mês, considerando a cotação atual de 5,40 reais o dólar.
O ClipDrop permite a integração com outros softwares, para agilizar ainda mais o seu trabalho. Como o Canva, que tem ótimos templates para publicações nas redes sociais e apresentações ou o Photoshop, software clássico da adobe para a edição de imagens. Dessa forma a realidade virtual além de agilizar seu trabalho, permite que você tenha liberdade na hora de trabalhar com seu software preferido.
Realidade virtual ganha mais espaço
O uso de AR está sendo cada vez maior na área de arquitetura para a apresentação de projetos. Também é possível ver como esse software ClipDrop pode agilizar o processo no moodboard e estudo preliminar, compilando as referências ideais. Por fim, para que gastar horas transformando aquele modelo 3D em uma maquete física sendo que você pode apenas apontar o tablet e girar o modelo com mais liberdade e melhor interação?
Foto de Patrick Schneider via: Unsplash – Maquete virtual do campus da Apple, Applepark na Califórnia com o uso da tecnologia AR.
Gostou? Então segue a nossa página no insta @ftcmag e marque com a hashtag se vir alguma coisa bacana! #ftcmag #ftc