FTCMag Art Attack Art.lies: Colagens trazem grandes obras e artistas se divertindo por São Paulo
Art Attack

Art.lies: Colagens trazem grandes obras e artistas se divertindo por São Paulo

Projeto Artlies air collages

A arte mente. Foi baseado nessa frase de Picasso – “Arte é a mentira que nos permite ver a verdade” – que Lorenzo criou o projeto @art.liesA intenção é usar a cidade como pano de fundo para criar colagens, enaltecendo o surrealismo e fazendo as pessoas rirem. É assim que a série “Great Masters Having Great Times” mostra grandes obras e artistas se divertindo por São Paulo. A ideia é de Lorenzo Castellini, que nasceu justamente na cidade e tem duas paixões: SP e a arte. Lorenzo bolou com muito humor, uma técnica que batizou de “aircollage”  ou “colagem no ar”.

Ele explica: “A composição é feita de elementos diversos usando distância e planos de fundo distintos, onde não existe contato entre o elemento e a forma onde ocorrerá a colagem espacial, criando muitas vezes um efeito cômico-surreal”Lorenzo acha que as cidade são feitas pelas pessoas, e por isso, decidiu fazer essa interação baseado em sua experiência louca e surreal que é morar na selva de pedra.

Para ele, muitas vezes, viver ali parece algo vindo das telas do grande artista Hieronymus Bosch. E esse foi o ponta pé inicial para usar recortes das pinturas de Bosch. Em pouco tempo, o projeto se desenvolveu e agora ele faz colagens com obras de outros artistas:

Fiz uma “aircollage” com o chef Alex Atala, por ser um ícone desta cidade. Ele gostou do projeto e fiquei super feliz com o apoio. Eu escolhi o rosto do Van Gogh, pois ao meu ver ambos são gênios e existe uma similaridade estética entre eles, embora as orelhas do Atala ainda estão intactas!”

Lorenzo diz que já está planejando viajar pelo mundo e fazer colagens por onde passar. O mundo está mudando muito rápido e temos que mudar juntos. Minha relação com a cidade mudou com este projeto. Agora ando por SP com uma pasta cheia de recortes a observando ainda com mais intensidade. Quanto mais observo, mais ela muda e mais surreal fica, às vezes é assustador!” 

No Instagram: @art.lies.

Sair da versão mobile