Jodie (Heloisa Monteiro) é marketeira, comunicóloga, jornalista e cool hunter. Editora dos blogs Sério, Moda?, Só um clássico salva e Sério, Moda? Street Style, é também proprietária da agência Sério, Conteúdo!
E a ideia, ao pensar no post amigo aqui, era manter a pegada do blog: a cor como elo entre projetos bacanas de toda natureza. Então comecei a pensar na expressão e uso da cor na moda atual – na moda de verdade, a que a gente vê nas ruas. Foi aí que veio a sacada: o color blocking!
A tendência em montar looks com blocos de cores ganhou força em 2011 com coleções de Marc Jacobs, Lacoste, Balenciaga, Prada, Dior, Jil Sanders, Isa e, principalmente, Gucci, que demarcou o ACB/DCB na moda (Antes do Color Blocking e Depois do Color Blocking) com seus looks que faziam misturas, até então improváveis, com amarelo, laranja, roxo e turquesa.
A partir desse momento, passada a fase inicial da aderência na forma pura da tendência (o que fazem as belas e belos que a gente costuma apelidar de fashion victims), o que passamos a ver nas ruas foi uma nova forma de se lidar com as cores. O conceito de “blocos de cor” está sendo absorvido naturalmente por nós, meros mortais, todos os dias, na frente do espelho.
A coisa toda de misturar ousadamente cores, que parecia elaborada demais – é preciso entender de algo de teoria das cores para saber misturar tons contrastantes e complementares – passou a dar uma enorme liberdade na combinação de cores, o que abre infinitas possibilidades de looks a partir de um mesmo guarda-roupa, o seu!
Verde com azul, vermelho com rosa, laranja com turquesa, black total com um toque de amarelo-cheguei… agora tudo pode! Os acessórios neutros também não dominam mais nossas mentes e closets. Bolsa preta é para as fracas.
A dica então é se jogar nas cores! Esquecer regras velhas, aguçar o olhar – olha aí mais uma utilidade para o FTC – olhar, olhar, olhar. E sair colorida e feliz por aí.
Imagens: Style, Sério, Moda? Street Style, Só um clássico salva, Fashion is instyledress, prettybookish, We Heart It, Lunss, Fernanda Flores, Fabprom, Love Thread, Unnamed Lifestyle.