óleo vegetal + vinagre balsâmico
Todo mundo já ouviu a expressão “comer com os olhos” e, entre as origens dela, algumas teorias: existia uma crença antiga de que os olhos teriam poderes mágicos. Na Africa Ocidental, por exemplo, os soberanos acreditavam que só de olhar já era possível absorver as energias dos alimentos e, por isso, ninguém assistia às suas refeições. Na Roma Antiga, alguns festivais fúnebres, dedicados às almas dos mortos, eram realizados com grandes banquetes mas, em respeito aos mortos, eles só podiam observar a comida. Só podiam comer com os olhos.
Atualmente a expressão faz cada vez mais sentido, já que a criatividade na apresentação dos pratos nos faz decidir entre provar uma coisa à outra. Duvida? Já reparou na quantidade de fotos de comida postadas diariamente nas redes sociais? Aposto que você já se pegou pensando em visitar tal local depois de ver uma imagem de prato quem algum amigo compartilhou. Mas a verdade é que a comida também pode proporcionar um tipo de arte que é invisível aos olhos.
O food stylish Takako Kuniyuki e o fotógrafo Adrian Mueller retratam isso perfeitamente em Bubbles, projeto fotográfico que retrata as reações que acontecem quando misturamos e aquecemos alguns dos mais simples ingredientes, como sal, vinagre e óleo.
Utilizando uma lente macro de 105 milímetros eles captaram, microscopicamente, detalhes que passam despercebidos quando cozinhamos. Como diz a descrição do site do projeto, “Às vezes, as coisas mais interessantes acontecem quando nós menos esperamos por elas”. Confira:
vinagre de vinho tinto + vinagre de maçã + azeite
azeite + vinagre de maçã + vinagre de arroz + molho de soja
azeite + gordura de frango + vinagre balsâmico + sal + grão de pimenta + vinho branco
ginger ale + whisky + gelo filtrado
champagne + pimenta caiena
vinho tinto + vinagre + azeite
vinagre de arroz + azeite
óleo vegetal + óleo de arroz + vinagre + molho de soja