O Gotas de Cor traz posts ilustrados e curiosidades sobre as cores! Confira o que rolou essa semana:
A Banana São Tomé é uma delas. Existem dois tipos que se diferenciam apenas na cor da casca. Recomenda-se consumí-las cozidas, fritas ou assadas. A banana São Tomé chegou ao Brasil trazida pelos portugueses no século 16 e o nome faz referência ao país africano São Tomé e Príncipe, seu local de origem. Saiba mais aqui.
Já ouviu dizer que gatas de três cores são sempre fêmeas? Pois é verdade! O gene que determina se um gato vai ser preto ou laranja está no cromossomo X, que as fêmeas têm dois (XX). Como os machos só têm um X, pois são XY, eles só podem ser ou pretos, ou laranjas, nunca os dois. Saiba mais aqui.
Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará – muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pelo nuance de tom, azul ou verde.
Alguém por aqui já viu ou comeu um morango alpino branco? A espécie é rara! Dizem que eles estão a beira da extinção e que o seu sabor é doce e levemente parecido com o do abacaxi.
Acompanhe o projeto Gotas de Cor também pelo Facebook, Instagram e Pinterest!