Cook for Syria: Chefs se unem em campanha para divulgar culinária típica da Síria em prol das crianças
O dinheiro arrecadado com o projeto é encaminhado para o fundo especial da Unicef do Reino Unido para as crianças sírias.
O ato de cozinhar está relacionado a uma das necessidades mais básicas do ser humano, e ao mesmo tempo carrega um grande valor simbólico. Uma comida tem o poder de aguçar os sentidos e sinestesicamente, nos transportar para algum lugar ou nos remeter a alguém. Se pensarmos em algum país, sempre vamos conseguir lembrar de algum prato ou ingrediente típico daquela região. E quando se fala em comida, se fala sobre compartilhar.
Foi pensando na riqueza cultural e no significado de uma refeição que surgiu o projeto Cook for Syria, criado para arrecadar fundos para a Unicef UK (Reino Unido), que oferece ajuda humanitária para crianças sírias.
Organizada por Clerkenwell Boy – um instagrammer famoso por postar fotos de comida e ganhador do prêmio do Observer Food Monthly – com apoio da SuitCase Magazine, a campanha também tem o intuito de alertar o mundo inteiro e chamar ainda mais atenção para as necessidades de milhares de pessoas que deixaram seu país, fugindo de uma guerra.
O projeto nasceu em Londres e já se expandiu para a Austrália, onde chefs locais repetem a ação no próximo dia 27 de fevereiro. A ideia é que diversos chefs, cafeterias e bares abram suas portas e cozinhem pela causa. Entre os apoiadores da campanha estão Jamie Oliver, Yotam Ottolenghi e Angela Hartnett.
Todo o valor arrecadado com os pratos e também com a venda do livro é automaticamente revertido para a Unicef. A publicação traz receitas típicas deliciosas de famílias e chefs, explorando a riqueza e a singularidade dos ingredientes e pratos sírios.
O projeto tem se espalhado mundialmente e feito sucesso. Os moradores das cidades que recebem a campanha também são incentivados a experimentar novas receitas na cozinha e promover uma refeição entre amigos e familiares em prol do fundo da Unicef para as crianças.
Para se inspirar com as delícias ou comprar o livro, confira o site oficial da campanha. Acompanhe também o Twitter e Instagram de #CookforSyria.