Editar vídeos pode ser mais fácil com o auxílio de um bom software e dicas que ajudam a deixar a edição mais dinâmica. Confira 4 boas dicas para criar um projeto incrível!

Imagem: Wondershare UniConverter

Seja para fins profissionais, para se aventurar nas redes sociais ou para guardar registros de uma forma criativa, ter conhecimento em edição de vídeo é bastante útil. Dedicação e paciência são peças chave na hora de aprender a mexer nos softwares de edição e, com algumas dicas para editar os seus vídeos, o resultado pode ser ainda melhor.

Vai fazer uma edição de vídeo? Confira 4 dicas certeiras para elaborar projetos incríveis!

1. UTILIZE VÍDEOS E ÁUDIOS DIFERENTES

A música e a inserção de imagens têm a capacidade de enriquecer qualquer produção audiovisual. Sites como YouTube podem ser boas fontes desse tipo de material, exigindo somente o download e a conversão do formato para adicionar ao projeto que você está trabalhando.

É justamente na parte de realizar a conversão de um vídeo que muita gente encontra dificuldade. Para baixar e converter vídeo do Youtube você pode utilizar programas especializados no assunto, como o Wondershare UniConverter.

Todo o processo de edição pode ser feito no UniConverter, desde o download de um vídeo do YouTube ou de uma faixa de reprodução, até a conversão de um formato para o outro. Por ter um banco de mais de mil formatos disponíveis, o UniConverter permite que diferentes tipos de vídeos sejam trabalhados, independentemente da fonte.

Na prática, significa dizer que se você gravar parte do vídeo na câmera, outra parte no smartphone e ainda utilizar recursos externos, poderá converter todos os formatos em um mesmo tipo de arquivo.

Essa dica é especialmente útil quando falamos de músicas. Por vezes, queremos somente o áudio de um vídeo, o MP3. O UniConverter permite que o usuário faça esse tipo de transição em poucos passos, fazendo ainda edições nos vídeos e nos áudios no mesmo programa.

2. EFEITOS DE TRANSIÇÃO

Se você está trabalhando em um vídeo que tem capturas de diferentes momentos, pode utilizar os efeitos de transição para dar mais dinâmica às cenas.

Efeitos de transição são elementos que permitem que uma cena seja inserida na outra com diferentes formas visuais. Um exemplo de efeito de transição é a sensação de virada rápida da câmera que, na maioria dos casos, é feita por meio de programas de edição.

Além disso, existem ainda os efeitos de edição de imagem, que são filtros aplicados nos vídeos para que todas as cenas tenham a mesma paleta de cor. Essa ferramenta é útil para os momentos em que temos vídeos gravados em diferentes câmeras e, portanto, diferentes padrões cromáticos.

3. GRAVE SUA TELA EM VÍDEOS DEMONSTRATIVOS

De acordo com estatísticas do YouTube, mais de um bilhão de horas em vídeos são consumidas diariamente, tendo nos tutoriais o interesse de parte do público. Se você está fazendo um vídeo tutorial, em que é necessário apresentar a utilização de uma ferramenta, gravar a tela pode ser a melhor forma de apresentar o conteúdo para o público.

Pequenas inserções de gravações de tela podem deixar um vídeo mais dinâmico e facilitar a explicação ou a apresentação de conceitos que não são tão claros somente na forma falada.

O próprio UniConverter conta com uma ferramenta que permite que você grave a sua tela. O recurso também é útil para as reuniões ou entrevistas à distância, registrando os momentos para, posteriormente, editá-los nos seus vídeos.

4. SALVE OS ARQUIVOS NO FORMATO CORRETO PARA A PLATAFORMA

Não é difícil acessar redes como o Instagram e encontrar vídeos que não foram pensados para a estrutura vertical da página. Além do IGTV e dos Stories, o Reels (concorrente do Tik Tok, que ganhou um botão específico dentro da aba Explorar) mostra que vídeos em formatos diferentes serão cada vez mais comuns.

Por isso, na hora de elaborar um projeto, lembre-se de considerar a plataforma a que o vídeo se destina. Essas informações sobre tamanhos e níveis de qualidade são facilmente encontradas nas seções FAQ de cada rede social.

Imagem: Wondershare UniConverter

Ao exportar o vídeo, é possível que você note que o projeto ficou muito pesado. Nesse caso, você pode compactar o vídeo para que ele fique menor, sem perder a qualidade. Novamente, o UniConverter surge como uma opção prática para esse momento, já que conta com a ferramenta de compactação.

Assim, com pequenos ajustes, você consegue obter um projeto audiovisual de alta qualidade. Ao contar com bons programas de edição, todo o processo fica mais simples e divertido.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários