Vamos te ajudar a colocar os planos de meditação em prática e fazer de 2020 um ano mais leve

Você se sente ansioso? Se a sua resposta foi “sim”, não é à toa. Dados da ANS — Agência Nacional de Saúde — confirmam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, e que os brasileiros são os maiores consumidores de antidepressivos e ansiolíticos. Em resposta a esta realidade, as pessoas têm adotado cada vez mais a meditação e, com o avanço da tecnologia, esse hábito ganhou acessibilidade e chegou na palma da mão. O aplicativo Calm, lançado em português em novembro de 2019, que já falamos aqui nesta lista (disponível para IOS e Android), tem ajudado muita gente a dormir, meditar e relaxar, e hoje nos traz dicas de como ser mais feliz e saudável com ideias que se encaixam no dia-a-dia.

1 – COMECE COM APENAS 10 MINUTOS DE MEDITAÇÃO

Mais importante do que meditar várias horas seguidas — o que é considerado difícil por muitos, é meditar todos os dias um pouquinho. O recurso mais popular do Calm, por exemplo, é uma meditação de exatos 10 minutos chamada Daily Calm, que já é o suficiente para aqueles que desejam iniciar a prática de meditação e perceber os resultados de aquietamento da mente, além de um melhor raciocínio no dia-a-dia.

2 – EXPERIMENTE UMA MEDITAÇÃO DE 7 DIAS

Da mesma maneira que praticar um pouquinho por dia é mais eficiente do que praticar muitas horas em dias espaçados; também é importante começar com objetivos curtos e que possam ser cumpridos. O programa de 7 dias de meditação traz uma prática de curta duração (10 min), diferente para cada dia da semana, o que possibilita no final dos 7 dias perceber os resultados da constância da prática.

3 – MEDITE COM DIFERENTES TEMAS

Para aprender algo novo diariamente, explore diferentes temas e conceitos inspiradores que os conteúdos de áudios oferecem. Eles fortalecem a aptidão mental e combatem alguns dos maiores desafios de saúde mental da atualidade: estresse, ansiedade, insônia e depressão.

4 – EXPLORE HORÁRIOS DIFERENTES E DEFINA O QUE FOR MELHOR PARA VOCÊ 

Não importa se é logo após acordar, naquele intervalo do trabalho — que te oferece a chance de respirar melhor e oxigenar melhor o cérebro para continuar produzindo — ou antes de dormir. Todo momento é potencial para a meditação. Por isso, experimente em diversas situações e horas do dia a meditação e mantenha a prática naquele momento que melhor se encaixa no seu dia-a-dia.

5 – APRECIE ESTE MOMENTO SÓ SEU

A meditação proporciona um momento individual e único para o praticante  — um tesouro em tempos de correrias e estresses. Aproveite este tempo como uma oportunidade para olhar para dentro de si mesmo e apreciar-se. Busque acalmar-se, ouvir sua respiração e sentir os seus batimentos cardíacos. Conecte consigo mesmo.

Meditar ajuda a reduzir a ansiedade, relaxar o corpo, melhorar o sono, otimizar a produção saudável de hormônios, o bom funcionamento do sistema cardio-respiratório e tem muitos outros efeitos fisiológicos. Ufa! Mas para isso, é preciso calma. Aprender a meditar exige atenção, treino e paciência. Vamos nessa?

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários