Coleção histórica da Unesco agora está disponível no Google Arts & Culture
Programa ‘Memória do Mundo’ traz tesouros históricos, como manuscritos de William Shakespeare e mapas usados nas viagens de Cristóvão Colombo
O Google Arts & Culture e a Unesco anunciaram uma parceria para que mais pessoas possam descobrir peças e documentos históricos. Os registros fazem parte do programa Memória do Mundo, e trazem registros do nosso passado compartilhado.
A coleção da Unesco mostra histórias e destaca momentos-chave, além de apresentar artefatos, mapas, fotografias, partituras, ilustrações, esculturas, peças de literatura, itens de significado mundial e relatos importantíssimos da história da humanidade.
As pessoas poderão encontrar raridades como manuscritos de William Shakespeare, mapas usados nas viagens de Cristóvão Colombo, ou redescobrir eventos mundiais mais recentes, como as consequências das tragédias em Chernobyl, nos anos 1980, ou do tsunami que arrasou países banhados pelo Oceano Índico, em 2004. Cada uma dessas inscrições serve como uma janela fascinante para nosso aprendizado.
A página aborda ainda muitos outros temas como política, tecnologia, de países como França, Índia, Alemanha, Indonésia, Itália, Israel, Austrália, Reino Unido, EUA e muito mais.
Memórias moldam nossas identidades. Eles afetam a forma como fazemos sentido de nós mesmos e ao nosso entorno, como interpretamos fluxos de informação e tomamos decisões. As memórias não são apenas uma coisa do passado, elas desempenham um papel fundamental para nos ajudar a entender o presente e prever o que provavelmente ocorrerá no futuro.
Nossas memórias e o presente
UNESCO E A PRESERVAÇÃO DO PASSADO
Fundada em 1992, o programa Memória do Mundo busca preservar o patrimônio documental que leva a história para as gerações seguintes e garantir que essas memórias permaneçam acessíveis.
Inúmeras ameaças podem conspirar para impedir que estas informações circulem livre e de forma otimizada como políticas de preservação precárias e ambientes orçamentários, a falta de pessoal qualificado e equipes de resgate, vandalismo e roubo, conflitos armados e desastres naturais e provocados pelo homem.
A UNESCO em 2015 anunciou um documento sobre a preservação e o acesso ao patrimônio documental, inclusive em formato digital, e destacou “a importância do patrimônio documental para promover o compartilhamento de conhecimento para uma maior compreensão e diálogo, a fim de promover a paz e o respeito pela liberdade, democracia, direitos humanos e dignidade”.
A herança documental ajuda as gerações futuras a entender melhor o presente e criar um futuro melhor.
Para conhecer mais sobre a nova coleção disponível no Google Arts & Culture, acesse o site do projeto Memory of the World.