Por anos usamos os pen drives para tudo. Sem a computação na nuvem, esses pequenos dispositivos serviam para levar arquivos, apresentações, músicas, vídeos e ainda dava para colocar no chaveiro. Por isso é normal se você ainda tem coisas importantes neles e se for o caso, precisar saber como recuperar arquivos apagados do pen drive.

Quando acontece uma perda já é uma dor de cabeça, mas quando é preciso recuperar arquivos deletados do pen drive tudo fica pior, afinal não há uma lixeira para procurar. A única solução é confiar em um programa de recuperação. O melhor para isso é o Recoverit da Wondershare.

O Recoverit é um programa bastante intuitivo e funciona tanto nos computadores com Windows como nos Macs. Assim você poderá recuperar arquivos apagados pen drive, hd externos ou até do próprio computador. Afinal quem nunca apagou um arquivo sem querer?

NADA ESTÁ PERDIDO PARA SEMPRE

É normal achar que um arquivo depois de deletado não pode ser recuperado. Mas até se você apagou da lixeira do computador é possível recuperar uma foto, documento ou vídeo. O mesmo se aplica para recuperar arquivos apagados pen drive.

Mas o programa precisa ser bom, senão você pode ver arquivos corrompidos, buscas que não mostram tantos dados apagados ou até a possibilidade de acontecer uma perda sem retorno. Com o Recoverit as buscas são compreensivas e a recuperação é excelente. Por exemplo, no caso de vídeos, é comum que ao recuperá-los eles estejam desfigurados, com a imagem distorcida, sem áudio ou com disparidade entre imagem e som.

O Recoverit não deixa isso acontecer, pegando trechos e unindo partes como se fossem peças de um quebra-cabeças. Isso gera uma taxa de recuperação sem danos de 95%, muito acima do oferecido por outros programas de recuperação.

Além de vídeos dos mais diversos formatos – AVI, MP4, MPEG, MOV, MPG – também é possível recuperar fotos, arquivos do Microsoft Office, áudios, músicas, e-mails e mais. São 1000 formatos de arquivos que podem ser recuperados do programa, abarcando toda a diversidade de arquivos necessária.

Voltando ao assunto do pen drive, são vários os cenários que podem ter gerado a necessidade de saber como recuperar arquivos apagados do pen drive. Uma falha na atualização, desconfiguração, um arquivo que ficou corrompido, um vírus, uma apresentação deletada sem querer ou até uma foto que que você apagou, mas queria recuperar.

O Recoverit possibilita o escaneamento de dispositivos externos – vamos ensinar como fazer isso em um passo a passo abaixo – para descobrir tudo isso. Então não precisa entrar em pânico caso o arquivo que você queira abrir não estiver no pen drive que você não toca há anos. Ele logo pode ser recuperado.

COMO EU USO O RECOVERIT?

Primeiro de tudo é preciso baixar o programa no site oficial da Wondershare. Em apenas um clique o download irá começar, tanto no Mac como no Windows. A instalação é rápida, precisando apenas selecionar algumas preferências.

Com o programa instalado é preciso escolher qual é o dispositivo ou área do seu computador que precisa ser escaneada. Como já dissemos, você pode escolher uma partição do disco rígido ou até optar por recuperar os arquivos que você estava mexendo antes do computador desligar do nada. Neste texto o foco é recuperar arquivos apagados do pen drive, então escolha o pen drive que você colocou na porta USB.

Dispositivo USB não é reconhecido no Windows? Assista ao vídeo abaixo e veja como corrigir este problema:

Após essa seleção, o escaneamento não irá durar muito, já que os pen drives, mesmo os que tem maior espaço para armazenamento, não contém tantos gigas como um disco rígido, por exemplo. Logo irá aparecer uma lista de arquivos que podem ser recuperados, bastando selecionar quais você quer recuperar. É possível ter uma prévia em alguns deles, já que o nome pode estar diferente, assim facilitando a recuperação.

Depois disso é só aguardar alguns instantes e o arquivo estará recuperado. Caso seja um vídeo, o processo pode demorar um pouco mais porque o Recoverit tem um processo de recuperação que visa deixar o arquivo intacto. É assim que o processo para recuperar arquivos deletados pen drive.

PERGUNTAS FREQUENTES PARA SABER COMO RECUPERAR ARQUIVOS APAGADOS DO PEN DRIVE

Vamos agora responder algumas perguntas frequentes sobre a recuperação de arquivos apagados e as funções do Recoverit.

Eu posso usar esse programa no Mac?

Sim, ele também funciona em computadores Mac, sendo intuitivo e fácil de usar da mesma forma que nos Windows. O download do arquivo de instalação pode ser feito no site oficial da Wondershare.

Eu quero recuperar arquivos apagados pen drive de mais de 10 anos. É possível?

Sim, é possível. Os arquivos deletados deixam rastros e sempre é possível recuperá-los, independente se o pen drive é muito, pouco usado, tem um ou dez anos. O Recoverit é sua melhor chance de recuperar esses dados.

Quando eu coloco meu pen drive no computador e abro os arquivos antigos eles ficam corrompidos. Como faço?

Com o avanço da tecnologia é comum que várias atualizações tenham sido criadas, gerando disparidade de tecnologia, código e softwares, especialmente se for um arquivo em formato pouco utilizado e um pen drive antigo. Com o Recoverit é possível recuperar arquivos antigos e fazer eles abrirem novamente.

Eu formatei o meu pen drive há algum tempo. É possível recuperar arquivos?

A formatação é um processo mais complexo que simplesmente deletar arquivos, por isso é importante ter um bom programa de recuperação, para descobrir se ainda é possível recuperar esse arquivo. Por isso coloque o pen drive na porta USB e teste o Recoverit para saber se aquele arquivo que você tanto quer ainda está disponível para ser recuperado.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários