follow-the-colours-shutterstock_199279382

Colocar um sorriso no rosto pode deixar você uma pessoa mais simpática, mais saudável e alavancar a sua carreira. Essa frase é muito séria, apesar de estarmos falando de sorrisos. Uma nova pesquisa mostra que sorrir é muito benéfico para a sua profissão e bem estar.

Já sabíamos que sorrir podia melhorar muito o humor e reduzir o estresse. Mas agora, foi provado cientificamente que mesmo se o sorriso não for real, mesmo se você fingir, pode obter os mesmos resultados.

Sorrir não apenas pode fazer bem para nós interiormente, mas também exteriormente. A Penn State University descobriu que as pessoas que sorriem mais, aparentam muito mais simpáticas, gentis e até mesmo competentes. Isso é motivo suficiente para você sorrir até para aquele cara com quem está fazendo negócios.

Levantar os músculos faciais também é contagioso. Se você sorri e os outros sorriem também, todos ficam um pouco mais felizes, segundo pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia.

follow-the-colours-shutterstock_197298809

Por que então um sorriso é tão poderoso? É que ao sorrir, você também muda o seu cérebro.

Quando você sorri, seu cérebro tem conhecimento da atividade e mantém o controle do mesmo. Sorrindo, você fica mais eficaz em quebrar a tendência natural de pensar negativamente. Você acaba ativando a parte cerebral que estimula mais padrões positivos do que os negativos.

O psicólogo Shawn Achor diz que “o cérebro procura as coisas boas da vida. Sorrir nos ajuda a ver essas possibilidades, nos faz sentir mais energia, e assim temos mais sucesso nas coisas“.

follow-the-colours-shutterstock_197298818

Em seu livro The Happiness Advantage, ele fala sobre o “Efeito Tetris Positivo“. Seu argumento é que o popular jogo Tetris traz uma tendência inusitada junto aos jogadores: mesmo depois do jogo ter sido desligado, as pessoas ainda veem os blocos de Tetris na vida real. De alguma forma, sua mente continua a jogar o jogo, mesmo quando você não está fisicamente.

De acordo com Achor, podemos reprogramar o nosso cérebro e fazer a mesma coisa com a nossa felicidade, ao praticar padrões de pensamento mais positivos. Ele diz que a felicidade dá trabalho, é algo que requer treino, e que como atletas, devemos fazer isso sempre. Quanto mais a gente treinar, mais fácil vamos pensar positivamente, espantaremos a negatividade, e, assim, aumentamos a nossa produtividade e criatividade, o que nos permite um trabalho melhor e uma vida plena.

Sim, todos esses benefícios podem vir de um simples sorriso. Então quanto mais você fizer isso, mais sinais seu cérebro receberá para mudar mentalmente para pensamentos positivos, mesmo quando você estiver em uma situação alarmante.

follow-the-colours-shutterstock_198628385

Além de seu estado mental, sorrir também podem acabar salvando sua vida, como Sondra Barrett afirma em seu livro “Secrets of Your Cells“. A bioquímica diz que quando você deixa de ficar tenso (a) – o que pode ser alcançado através do sorriso – suas células não ficam rígidas. De acordo com a pesquisa de Barrett, há casos em que pacientes com câncer entram em remissão depois que abstraíam grandes fatores de estresse e sorriram mais para a vida. Não é tarefa fácil, mas não custa tentar um pouquinho a cada dia.

Nossas células são mais do que apenas algumas combinações químicas“, explica ela. “Elas são uma comunidade, um trilhão de entidades que colaboram a criar um santuário para a alma humana.”

follow-the-colours-shutterstock_199245239

Cientificamente falando, sorrir mais traz uma grande mudança para a nossa vida. Não custa nada fazer isso, além de você poder realmente fingir e obter os mesmos resultados. Sua carreira pode até dar uma guinada, sua produtividade pode aumentar, sua capacidade de atenção e suas habilidades cognitivas são melhoradas, além de você demonstrar e inspirar mais competência onde quer que vá.

O sorriso melhora a qualidade de vida, faz bem à mente e ao corpo. Com todos os benefícios acima, quem não gostaria de começar o dia sorrindo mais?

Veja também: O Poder do Sorriso.

Via. Imagens: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários