As cores pastel garantem um toque muito acolhedor e suave, e com a tendência do minimalismo estão cada dia mais em alta

As cores têm um impacto emocional significativo na mente do espectador. Sem o uso das cores certas, seu vídeo ou foto não terá a aparência que você deseja passar. O uso das cores é super importante quando você for criar algo para divulgar sua marca, ainda mais hoje com as redes sociais. Elas ajudam a adicionar uma nova dimensão e profundidade, podem atrair clientes em potencial e até desviar o foco para algo específico.

O uso adequado dos tons na criação de vídeos é uma das habilidades cruciais que você precisa desenvolver caso você queira que seu vídeo se destaque quando comparado a outros. Uma simples paleta de cores sépia pode ajudar a perceber que a cena pertence a uma linha do tempo diferente, por exemplo.

Por isso, hoje vamos mostrar algumas dicas fantásticas que vão te ajudar a usar combinações de cores pastel para você fazer um bom vídeo: para o marketing da sua loja, para as redes sociais e mais. Confira!

CORES PASTEL: POR QUE USÁ-LAS?

Quando selecionadas da maneira certa, as cores pastel podem dar ao seu vídeo uma aparência única, ajudar a definir o tom e o ambiente certo para os vídeos que você criará. Então, quais são o que chamamos de cores pastel?

As cores pastel vêm de uma família de cores claras. São atingidas quando é adicionado branco nas cores puras (matizes). Elas geralmente são descritas dentro do sistema de cores HSV (matiz, saturação e brilho) e possuem níveis de saturação baixos e valor alto. São frequentemente chamadas de “suaves” e podem oferecer uma estética excepcional. Conhecidas como menta, pêssego, azul bebê, rosa malva, lavanda.

A principal razão pela qual você pode usar cores pastel para fazer seu vídeo é que elas são únicas e têm uma aparência completamente diferente de outros conjuntos de cores tradicionais. Por terem pouca saturação, eles ajudam a criar um clima calmo e relaxado quando usados em um vídeo.

É uma das melhores paletas de cores para melhorar o humor de alguém já que é sutil e sofisticada em todos os sentidos. Portanto, se você deseja que as pessoas se sintam bem depois de assistir aos seus vídeos, use cores pastel.

COMO USAR CORES PASTEL EM UM VÍDEO?

Se você não sabe como usar uma paleta de cores pastel em um vídeo, aqui estão algumas dicas incríveis que ajudarão no processo:

1. COMPREENDA O CÍRCULO CROMÁTICO

A primeira coisa que você precisa fazer é entender e se familiarizar com as cores que está usando. Você deve ter um conhecimento básico sobre o círculo cromático, intensidade das cores, o tipo de clima que os tons podem definir, etc. Usando o círculo cromático é possível realizar inúmeras combinações de cores: de claras a escuras, cada combinação terá um impacto diferente no vídeo.

Se você não estiver ciente do círculo (acima) e de onde as cores estão colocadas nela, não será possível selecioná-las com muita eficiência. Pesquise o significado das cores, verifique seu uso na fotografia e nas telas, observe como são aplicadas e depois use-as em um vídeo. A falta de conhecimento sobre as cores pode prejudicar o seu processo ao criar um vídeo para o marketing da sua marca, por exemplo.

2. ALTERE A INTENSIDADE DA COR

A intensidade da cor é outra coisa para lembrar. A intensidade de suas cores terá um papel essencial no tom e ambiente geral do vídeo. Quanto maior a intensidade das cores, mais o vídeo terá um tom sério e temperamental. Por outro lado, se você selecionar cores menos intensas, o vídeo terá um tom alegre e relaxante. Portanto, se informe sobre as intensidades que persistem na paleta.

3. COMO AS CORES SE RELACIONAM?

Outro aspecto chave que muitas vezes é esquecido é como as cores se relacionam entre si. Cada tom pastel compartilha uma relação entre si e podem ser combinadas para formar uma gama totalmente nova.

Ao relacionar as cores entre si, você pode adicionar mais profundidade e dimensões ao vídeo. A melhor maneira de entender como as cores pastel se relacionam é observando onde elas foram colocadas no círculo cromático. Você precisa se familiarizar com a paleta de cores geral e como elas funcionam para fornecer uma combinação única.

Xuzzi do perfil @xuzzi costuma utilizar o rosa como base de suas criações. Este vídeo é um de seus conteúdos diários para Instagram

4. GERAR EMOÇÕES

Existem dois tipos principais de cores pastelcores quentes e cores frias. Cada um desses dois tipos de cores pastel ajuda a proporcionar um clima e impacto emocional completamente diferente. Vermelho, laranja e amarelo são as cores quentes e as cores frias incluem azul, verde e rosa. Dependendo do tipo de vídeo que você está fazendo, você deve usar o conjunto certo.

5. AS CORES DEVEM CORRESPONDER À SUA MARCA

Falamos de tudo isso, sobre cores pastel, mas é fundamental lembrar que você deve usar as cores que representem sua marca. Tente usar as que estão presentes no logotipo e na imagem da sua marca. Isso ajudará os espectadores a entender que o vídeo é daquele produto ou institucional da marca. Nada adianta se você se distanciar do tom da mensagem!

Você certamente pode usar diferentes tipos de cores pastel no vídeo, mas elas precisam combinar com a sua marca, cenário, momento e etc. Assim, ajudarão a criar um estilo único!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by marjorie lacombe (@creativekipi)

Marjorie Lacombe do perfil @creativekipi só cria vídeos e fotos em cores pastel nas redes sociais. Este é um de seus vídeos personalizados para a marca de sorvetes Baskin Robbins.

CONCLUSÃO

Cores pastel estão em alta. Diversas marcas ao redor do mundo usam a tendência, tem inovado na hora de usar cores pastel e cada vez mais estão ganhando enorme popularidade e importância. Esses tons suaves podem ser utilizados de diversas maneiras. Um grande diretor de cinema que é uma grande inspiração visual sobre o assunto é Wes Anderson. Seja pela simetria utilizada em suas cenas, pelo seu estilo “retrô” ou pela escolha sempre autêntica de cores. Cores, aliás, que sempre são um ponto forte nas fotografias de seus filmes. Quem não fica encantado pela sua paleta em “Grande Hotel Budapeste” ou em “Moonrise Kingdom”?

Outro exemplo do bom uso das cores pastel em vídeos foi nos anos 80. A série policial da televisão NBC Miami Vice popularizou o que já era uma tendência crescente. Seus personagens principais Sonny Crockett (Don Johnson) e Ricardo Tubbs (Philip Michael Thomas) usavam exclusivamente camisas e ternos pastel nas temporadas 1 e 2, definindo uma moda que se manteve popular anos depois. A abundância de pastel era e ainda é, também visível nos locais de filmagem com seus edifícios Art Déco ao redor da área de Miami.

A paleta de Miami Vice em 1986

Elas são únicas, lindas e esteticamente agradáveis aos olhos. Portanto, as cores pastel podem ser boas opções para agradar o seu  público. Você pode encontrar uma grande variedade de cores pastel na web e aprender mais sobre elas. Estude bem qual tom se adapta melhor à sua marca e use-os para fazer um lindo vídeo!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários