Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu uma data oficial para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e sua importância para a inovação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, várias cidades realizarão atividades inéditas, transformando o dia 21 de abril em um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os mais complexos problemas econômicos, sociais e ambientais deste século.

Em conjunto, o Sebrae Nacional, British Council, ProjectHub, IdeaFixa e Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC), a organização do DMC, anunciou a adesão das cidades de São Paulo, Campinas, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Caxias do Sul e Recife ao evento.

A data segue a tendência de cidades ao redor do mundo que levantam a bandeira da importância do empreendedorismo criativo, como uma oportunidade para a criação de micro, pequenas e médias empresas no mundo. A ideia é também oferecer oportunidades para as pessoas poderem materializar suas ideias.

Em segundo, foi apresentado o visual, com a assinatura de um dos maiores talentos da nova geração do design gráfico brasileiro, Julio Mariutti. Para Mariutti, professor do curso de design gráfico da EBAC e que criou projetos para a Design Weekend!, São Paulo e a Bienal Internacional de Arquitetura da cidade. “A nova marca apresentada tenta mostrar um mundo de forma não estática, mas sim diferente, com culturas e olhares. Trata-se de um logo mutável. Cada cidade participante terá seu próprio.”

O DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE NO BRASIL

O Dia Mundial da Criatividade começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. A partir deste ano, a IdeaFixa, se une a ProjectHub para formar a comissão organizadora oficial do Dia Mundial da Criatividade no Brasil que, até 2016, era comemorado seguindo a mesma data do calendário de Portugal. “Vai ser incrível ver as pessoas compartilhando suas iniciativas pelo Brasil usando uma mesma identidade #dmc2018 ou com sua própria cidade, como por exemplo, #dmcsaopaulo para mostrar a importância e a dimensão e o valor da criatividade para o povo brasileiro.” – conta Lucas.

A programação completa está prevista para ser lançada no dia 06 de abril no site oficial do evento. Entre as atividades previstas em São Paulo, por exemplo, estão: intervenções na Avenida Paulista e em vários cartões postais da cidade, além de iniciar a semana de celebração de reabertura do SESC (Unidade Paulista).

Para as outras cidades, os horários e eventos serão conhecidos no dia 15 de abril. Fique ligado! 

O DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE NO MUNDO

O Dia Mundial da Criatividade reúne atividades em mais de 50 países. “A criatividade é reconhecida cada vez mais como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis. Ter o reconhecimento da ONU que estabelece um Dia Mundial da Criatividade, como uma data oficial do calendário internacional é uma conquista e motivo de orgulho para nós, que lutamos por isso há tanto tempo”, afirma Lucas Foster.

Desde que foi criada em 2011, a ProjectHub trabalha para ampliar e acelerar as conexões entre empreendedores criativos e investidores e hoje conta com mais de 7000 membros, em sua maioria do Brasil, mas também em países como Holanda, Índia, Canadá, Espanha e Dinamarca.

Saiba tudo o que vai rolar no site oficial do Dia Mundial da Criatividade. Acompanhe a hashtag #dmc2018.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários