Cursos gratuitos e conteúdos online para você se atualizar e aprender gratuitamente durante a pandemia do Coronavírus

Como seres humanos curiosos precisamos aprender coisas novas o tempo todo, não só para sobreviver, mas também para nos desenvolvermos e crescermos constantemente. E é pensando nisso que hoje divulgamos alguns sites que gostamos muito e que trazem conteúdos incríveis e cursos gratuitos (somente alguns pagos) sobre arte, arquitetura, design, marketing, economia, administração e muito mais! Depende do que você está buscando. Bora começar?

Aprenda Arte! DOMESTIKA

O 1º, para artistas, como nós e você: Pode entrar, Domestika! A comunidade criativa já atingiu a marca de mais de 1 milhão e meio de pessoas que compartilham a mesma visão e querem aprender e ensinar sobre arte.

(Reprodução: curso gratuito oferecido pelo site – Domestika)

“Cada curso possui uma comunidade interna, onde você pode continuar aprendendo e interagindo com o resto dos alunos e o professor para trocar ideias, pedir orientação, compartilhar seu trabalho e publicar seu projeto” – Domestika

O site (também na versão app) disponibiliza ótimos cursos de diferentes categorias dentro das áreas de arquitetura, design, ilustração, craft, tecnologia, Instagram e marketing digital. Dividido em vários capítulos, normalmente você pode ver e rever as lições quando e quantas vezes quiser, com tarefas práticas e ainda professores super didáticos.

Com o aumento do Coronavírus, a plataforma lançou vários cursos gratuitos online como Fotografia e vídeo profissional com o celular, Criatividade cara a cara: uma viagem pelo mundo da colagem, Técnicas básicas de bordado: pontos, composições e escalas cromáticas e mais. Veja aqui

Aprenda com os (as) melhores! MASTERCLASS

Cheio de pessoas incríveis, você tem a oportunidade de aprender atuação com Samuel L. Jackson, auto-expressão e autenticidade com RuPaul, fotografia com Annie Leibovitz, canto com Cristina Aguilera, comédia com Steve Martin, escrita para televisão com Shonda Rhimes, arquitetura com Frank Gehry e muuuuuuuuito mais! Conheça Masterclass!

(Imagem: Samuel L. Jackson – Reprodução: Masterclass)

São os melhores do mundo por aulas individuais de $90 dólares cada ou $15 dólares mensais para ter acesso à todas as aulas do site. O site se divide nas seguintes categorias: negócios, políticas e sociedade, música e entretenimento, escrita, desenho, fotografia e moda, artes culinárias, filmes e TV e esportes e jogos.

Aprenda com todo mundo! SKILLSHARE

Os vídeos não tem a mesma produção do Masterclass, mas não deixam de transmitir muito conhecimento com vontade e ótima qualidade! Você pode se cadastrar gratuitamente e se juntar à uma comunidade criativa que cresce cada dia mais! Estamos falando do Skillshare, uma comunidade virtual de profissionais e aprendizado que traz vídeos online de várias áreas interessantes!

(Reprodução: Cursos disponíveis em diferentes gadgets – Skillshare)

A plataforma colaborativa traz pessoas dispostas a ensinar sobre tudo, possui grupos para você conhecer outras novas pessoas, você pode se cadastrar gratuitamente e criar, construir e prosperar aprendendo mais sobre design, ilustração, Moda e Fotografia, escrita criativa, filme e vídeo, Fine Art, Música, UX/UI Design, Web Development, Análise de Negócios, Freelancer e empreendedorismo, Liderança e Gestão, Marketing, Lifestyle, Produtividade e mais.

OUTROS CONTEÚDOS ONLINE E CURSOS GRATUITOS

Com o aumento da pandemia, várias escolas e plataformas no Brasil acabaram deixando seus cursos pagos em aberto para quem está em casa experimentar, estudar, baixar e etc. Colocamos aqui, algumas plataformas que achamos super úteis para este momento:

LIT – SAINT PAUL ESCOLA DE NEGÓCIOS

O LIT é uma plataforma digital de cursos da Saint Paul Escola de Negócios. A escola visa democratizar globalmente a melhor aprendizagem e ajudar no desenvolvimento de skills do futuro, impulsionando a jornada profissional. Com 30 dias grátis de experimentação, a LIT depois oferece opções de assinaturas mensais/ anual e dá acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma, que possuem certificações e atendem áreas de negócios, finanças, marketing, gestão e inovação. Os cursos voltados a negócios tem como tema o Cenário Econômico, Gestão de Vendas, Analista Financeiro, Liderança e mais. Acesse aqui.

CASA DO SABER

Pelos próximos 30 dias, vários cursos da Casa do Saber estão com acesso liberado. A Casa do Saber oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia, reunindo renomados professores e conferencistas. Entre os temas gratuitos estão cursos como As Mulheres nas Artes; Autoestima e Autoconfiança; O que importa ao final da vida; O que é Gênero; e muito mais! Acesse aqui!

UDEMY

A Udemy tem mais de 100 mil cursos online. E durante a pandemia, a empresa disponibilizou mais de 400 cursos gratuitos para aprender desde técnicas de Excel até programação para crianças com ferramenta do MIT. O instrutor global da Udemy, Chris Haroun, foi um do que abriram seus cursos: veja no link.

UNIVERSIDADE DE HARVARD

Pelo site edX, a plataforma de educação online da Universidade de Harvard, você tem acesso a mais de 100 cursos gratuitos em 14 áreas de ensino. Os temas? Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Governo, Leis e Política; Ciências Sociais e mais.

OLHAR DE CINEMA+

Para profissionais de audiovisual, o Olhar de Cinema disponibiliza por 30 dias conteúdos que incluem vídeos de Insights, Cineclube e Transmissão ao vivo gratuitas.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos online gratuitos e com certificado. Dentre as áreas estão: Direito, Administração, Marketing, RH e outros.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) também disponibilizou 17 cursos online através da plataforma Coursera. Dentre eles estão marketing, ciência da computação, design, biologia e mais. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.

ADOBE

A Adobe está oferecendo acesso gratuito à sua ferramenta Creative Cloud. Além disso, a empresa disponibiliza avaliações gratuitas do seu aplicativo de videoconferência, o Adobe Connect, para escolas, empresas e agências governamentais. O aplicativo estará disponível gratuitamente até 1º de julho.

LINKEDIN

O LinkedIn liberou gratuitamente um conteúdo para quem está trabalhando remotamente (“Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”). O tema está disponível na rede social com mais de 10 tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas. São 10 horas de duração e para acessar, basta ir ao site do LinkedIn e escolher o que você quer estudar.

AMAZON, LIVROS PARA BAIXAR

Para quem gosta de ler, uma dica. A Amazon do Brasil disponibilizou uma grande quantidade de e-books no site. Os livros virtuais estão disponíveis em versão digital para Kindle. Acesse o site e adquira a obra de preferência.

PINTEREST

O Pinterest também selecionou vários conteúdos interessantes para ajudar a manter a positividade, criatividade e a produtividade nestes dias de trabalho remoto – principalmente com as crianças em casa! Desde dicas para se organizar até várias atividades manuais para crianças, o que fazer durante as pausas, meditação, yoga, dicas de como aproveitar o tempo com o cachorro, etc. Só seguir o compilado na pasta Stay Safe. Stay Inspired para estas ideias e mais.

E aí, curtiu? Já mostramos aqui no site uma infinidade de artistas que fazem incríveis bordados, ilustrações, letterings, tatuagens, artes feministas, instalações e muito mais. Quem sabe você não é a próxima pessoa a aparecer nas nossas entrevistas e redes sociais? Marca a gente nas suas artes e boa aula!

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários