Está enganado quem pensa que para ser criativo deve ter nascido com esta característica. Os livros sobre criatividade e vida criativa estão aí para te inspirar a colocar a mão na massa. Afinal, a criatividade não se trata de um dom, mas de uma habilidade que deve ser praticada e ter uma bibliografia específica é fundamental. 

Existem inúmeros exercícios que auxiliam pessoas com as mais diferentes personalidades, fazendo com que possam libertar seu lado criativo. E boa parte deles estão nas páginas das indicações literárias a seguir. Conheça alguns deles e acrescente em sua lista de leitura!

1. O CAMINHO DO ARTISTA, DE JULIA CAMERON 

Se você está passando por um bloqueio criativo, este livro é ideal para você. A autora Julia Cameron é, entre muitas coisas, uma dramaturga, artista, professora e romancista, sendo responsável por ministrar aulas com exercícios práticos para destravar as habilidades criativas de cada pessoa. 

Em seu livro mais conhecido, O Caminho do Artista (Editora Sextante), Cameron divide as práticas em 12 semanas, sendo cada uma focada em uma questão específica da criatividade e projetos artísticos, como síndrome do impostor, identidade, poder e muito mais. 

A obra ficou bastante famosa por apresentar o exercício das chamadas páginas matinais: isto é, escrever diariamente e logo ao acordar três páginas sobre o que você quiser, de forma que sinta-se livre para se expressar e para escrever como se sente. 

O Caminho do Artista é cheio de citações de personalidades famosas e a própria Julia relata experiências pessoais, como momentos de sua carreira e trocas com alunos em seus cursos, deixando esta leitura ainda melhor para se inspirar ao longo das semanas de exercícios. 

Compre em Editora Sextante, Amazon, Submarino e Livraria da Travessa.

2. A GRANDE MAGIA, DE ELIZABETH GILBERT 

Já parou para pensar em como as ideias chegam até você? Da mesma autora de “Comer, Rezar e Amar”, o livro A Grande Magia (Editora Objetiva) aborda este assunto. Elizabeth Gilbert conta suas experiências tanto pessoais quanto profissionais sobre bloqueio criativo, inseguranças e outros assuntos relacionados com criatividade. 

O livro de Gilbert traz diversas reflexões sobre como as ideias começam, como chegam até nós e quais são nossos hábitos que as deixam escapar. Além disso, a autora também comenta sobre a magia da vida criativa, mostrando que a criatividade deve estar presente no dia a dia

Ao ler A Grande Magia você entende que criatividade tem tudo a ver com curiosidade e fica inspirado a cada página. 

Compre em Amazon, Submarino e Americanas.

3. ROUBE COMO UM ARTISTA, DE AUSTIN KLEON 

Considerado como um best-seller, Roube Como Um Artista (Editora Rocco) é um livro com 10 dicas de criatividade e um conteúdo riquíssimo sobre de onde tirar referências. O autor apresenta diversos conceitos de como praticar uma vida criativa ao utilizar algumas ferramentas, como a internet para pesquisar sobre o que te interessar. 

Um dos conceitos mais marcantes da obra é o de não querer criar nada novo, mas dar o seu toque pessoal para algo que já existe. Afinal, como o autor diz: “nada é original”. Você deve se inspirar em seus artistas preferidos e ir atrás de outras referências, deixando-as registradas para se inspirar sempre que precisar. 

O livro Roube Como Um Artista tem uma diagramação envolvente, didática e que deixa a leitura ainda mais inspiradora. Com certeza vai virar um livro de cabeceira para você também.

Kleon também é autor de Mostre Seu Trabalho, Siga Em Frente, Roube Como Um Artista – O Diário e outros.

Compre em Amazon, Submarino e Livraria da Travessa

4. CRIATIVIDADE S.A., DE ED CATMULL

Se você quer viver uma experiência de imersão nos bastidores da Pixar Animation, leia Criatividade S.A. (Editora Rocco). Ed Catmull, presidente da Pixar, narra os processos e trajetória por trás de uma das empresas mais famosas do mundo há décadas. 

Com muitas páginas de histórias inspiradoras, você ficará por dentro de como a criatividade foi implementada nos negócios e na cultura da Pixar, fazendo com que alcançassem o sucesso. Mas como nem tudo é sempre perfeito, também é possível conhecer os principais erros dos profissionais envolvidos nos filmes que conhecemos.

Compre em Submarino, Amazon e Livraria da Travessa

5. 333 PÁGINAS PARA TIRAR SEU PROJETO DO PAPEL, DE DANIEL LARUSSO, GABRIEL GOMES E LUCIANO BRAGA 

Chegou o momento de colocar a mão na massa e com o 333 Páginas para Tirar Seu Projeto do Papel (Editora Belas-Letras) você vai fazer isso. Afinal, este livro é para ser rabiscado, preenchido e completado em suas 333 páginas. 

Os empreendedores Daniel Larusso, Gabriel Gomes e Luciano Braga apresentam uma série de exercícios, atividades e tantas outras provocações que irão fazer com que você coloque tudo em prática. 

Ao seguir cada página, capítulo e tarefa, seu projeto vai começar a tomar forma porque você será estimulado a fazer com que qualquer ideia que tenha saia do papel em pouco tempo. 

Compre em Belas-Letras e Amazon.

Gostou de conhecer estes livros sobre criatividade? Se você já leu alguma das indicações acima ou quer recomendar outro título sobre o assunto, deixe nos comentários!

Luiza T. Marques é jornalista e trabalha com marketing como redatora e social media. Explorar lugares por São Paulo e ler bons livros são suas grandes paixões, ambas as quais ela registra tudo em caderninhos que estão sempre na mochila. Também gosta de aprender coisas novas e acredita que conhecimento deve ser sempre compartilhado.

Luiza Marques – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários