Como todo bom graduando ou pós-graduando sabe, as regrinhas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou simplesmente ABNT, podem ser uma grande dor de cabeça se você não está familiarizado com elas, ou se por acaso você acabou dormindo nas aulas de metodologia científica. 

Neste texto iremos abordar diferentes tópicos para ver um pouco mais sobre as regras que envolvem a ABNT no que diz respeito à formatação textual e onde se pode consultá-las. Iremos falar um pouco mais desde estilos de referências no estilo ABNT, até como fazer um modelo de dedicatória ABNT para seu estudo, passando também pelo histórico da Associação Brasileira de Normas Técnicas e algumas curiosidades! 

O QUE É ABNT? COMO E QUANDO SURGIU? 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é mais conhecida no meio acadêmico simplesmente como ABNT. Segundo a wikipedia, a ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica em todo o território nacional, fornecendo aporte para o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica  no Brasil.

A ABNT foi fundada no ano de 1940 e é uma organização privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, voltada para a normalização de diversos setores no país. Atualmente no Brasil, existem oito normas distintas para a produção de trabalhos acadêmicos, sendo cada um deles específico para uma situação ou tipo de tese. Atualmente a sede da ABNT se localiza na cidade de São Paulo.

ONDE BUSCAR OU ACESSAR CADA CONJUNTO DD REGRAS DA ABNT? 

Atualmente, existem uma grande gama de sites que possuem manuais, livros e palestras sobre o uso das normas ABNT de maneira correta. No entanto, recentemente a página Catraca Livre disponibilizou uma chamada sobre a UFPR neste âmbito.

Segundo o site, a página do Facebook da Universidade Federal do Paraná (UFPR) viralizou justamente ao compartilhar dicas e macetes envolvendo a utilização das normas ABNT, a fim de auxiliar estudantes e pesquisadores a formatar seus trabalhos acadêmicos de forma correta. Ainda segundo o site, as publicações compartilhadas pela UFPR são didáticas e de fácil entendimento, podendo auxiliar no TCC, em teses de pós-graduação, ou até em outros formatos acadêmicos. Então fica a dica, se você estiver perdido em relação às normas ABNT, dê uma corrida na página da UFPR e procure por lá que aparentemente tem bastante material interessante. Muita gente relaciona essa entidade apenas à normas textuais, mas não é bem assim!

CURIOSIDADES ABNT
  • A ABNT tem normas para cadeira infantil usada em restaurantes, pneus e câmaras de ar para uso em bicicletas, cadeiras de escritório, iluminação de ambientes de trabalho, entre outras coisas.
  • Tem reconhecimento internacional;
  • A ABNT tem uma norma específica somente para citações em documentos;
  • Os documentos da ABNT podem ser acessados pela internet;

 

QUAIS SÃO OS DIFERENTES FORMATOS DE REFERÊNCIA ADOTADOS PELA ABNT? 

Outra questão essencial a se discutir nesse tópico é: qual é exatamente o tipo de material que você precisa referenciar? Um livro com um autor? Livro com dois autores? Um artigo? Um artigo online? Ou quem sabe um livro com autor desconhecido? 

Todas essas situações são suportadas pelas normas da ABNT e cada uma delas possui uma normatização própria, então é sempre bom estar atento ao tipo de obra para não trocar as bolas nesse momento. Existe um site chamado comunidade rock content e lá existe uma postagem específica sobre as mais variadas normas da ABNT, caso a caso, de forma específica. Recomendo quem sabe uma olhadinha no site deles, se ainda restarem dúvidas.

MODELO DE DEDICATÓRIA NO ESTILO ABNT 

A dedicatória, como o próprio nome já diz, é uma forma de o pesquisador realizar uma homenagem em sua obra, seja um pequeno grupo de pessoas, parentes ou seu laboratório. É interessante também ressaltar que a dedicatória não é um conteúdo obrigatório de uma tese, no entanto, vários pesquisadores acham justo homenagear quem ajudou a tornar a pesquisa possível.

Em questão de formatação, a dedicatória é um texto curto posicionado na parte inferior da página. Na página utilizada para a dedicatória não existem outros elementos, a não ser a homenagem do autor. O texto da dedicatória deve sempre se encontrar a 8 centímetros da margem esquerda na parte inferior da página, com espaçamento de 1.5 entre as linhas. Também é importante ressaltar que a fonte deve ser a mesma utilizada ao longo da dissertação, ou Arial ou Times New Roman, nos tamanhos 10 e 12, respectivamente.

CONCLUSÃO

Vimos que pode ser bastante complicado seguir à risca as regrinhas da ABNT, no entanto elas são necessárias para padronizar todo o trabalho acadêmico realizado no Brasil. Vimos também que existem diversas plataformas e sites com informações valiosas sobre esse tópico. Mais uma vez, sugiro que não deixe de consultar as fontes citadas no texto!

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários