*Por Christi-an Slomka, Community Manager do Calm 

Em meio a tantas responsabilidades e afazeres de uma rotina agitada, encontrar um tempo para refletir sobre como estamos nos sentindo se torna quase uma missão impossível. Mas nossos sentimentos afetam diretamente o que dizemos e fazemos, nossos relacionamentos e nossa saúde.

Criar o hábito de rastrear as emoções que nos acompanham durante o dia e compreende-las é uma maneira poderosa de identificar pequenas oportunidades de adquirir tranquilidade e bem-estar. Você poderá sentir os benefícios dessa prática ao longo do tempo, tirando alguns minutos por dia para fazer essa verificação. Confira alguns deles:

CRIAMOS ESPAÇOS PARA TODOS OS SENTIMENTOS 

É importante adotar uma atitude de abertura para acolher qualquer tipo de emoção. Fazendo isso, somos capazes de perceber, por exemplo, que temos dificuldade em desfrutar plenamente das emoções que nos fazem sentir bem. Você já teve medo de que a sua alegria durasse pouco? A prática de realmente curtir os sentimentos que nos trazem bem-estar pode ter um efeito nas conexões cerebrais e nos acostumar a sentir mais a alegria, a paz e o amor.

DESCOBRIMOS O QUE REALMENTE NOS FAZ BEM

Quando reconhecemos o que estamos sentindo, podemos entender o que é melhor para nós. Deixamos de ser guiados e guiadas por motivos inconscientes. É como assumir o lugar do motorista. Conseguimos responder de forma cuidadosa e estando mais presentes, ao invés de ter um comportamento de reatividade. Está se sentindo feliz? Dedique algum tempo para absorver toda a doçura da alegria. Sente tristeza? Talvez você precise se permitir chorar ou talvez seja uma boa ideia procurar um amigo ou uma amiga.  Ansiedade? Uma boa ideia pode ser fazer uma meditação curta ou algum exercício físico.

IDENTIFICAMOS PADRÕES E GATILHOS

Outro benefício que podemos destacar com a identificação das nossas emoções é que nos tornamos capazes de perceber o motivo das nossas mudanças de humor. Às vezes, vemos que existe um padrão que está se manifestando.

Além disso, uma vez que os nossos sentimentos são resultado de diferentes fatores internos e externos, como a quantidade e a qualidade do sono, nossos relacionamentos e alimentação, nossas atividades físicas e hormônios, podemos tentar modificar ou eliminar alguns deles.

MELHORAMOS A MANEIRA COMO NOS COMUNICAMOS  

Estar em sintonia com o que sentimos nos ajuda a perceber como as outras pessoas nos afetam. E então, quando notamos que estar com uma pessoa nos traz alegria, expressamos nossa gratidão pela companhia ou criamos oportunidades para passarmos mais tempo juntas ou juntos. Por outro lado, quando surgem em nós emoções difíceis relacionadas a alguém, conseguimos estabelecer limites saudáveis e esclarecer o que podemos exatamente oferecer ao relacionamento.

Um olhar de atenção para as alterações nos nossos estados de humor pode nos ajudar a melhorar, e muito, a nossa qualidade de vida. Se você estiver tendo dificuldade para lidar com suas emoções ou com sentimentos de raiva ou angústia, lembre-se de que o apoio de especialistas ou de outros profissionais de saúde pode ajudar.

E para ajudar você nesse processo de rastrear as emoções, saiba que existem aplicativos como o Calm, que oferece o recurso “Estados de humor”, onde você pode escolher entre sentimentos para identificar como se sente e salvar sua seleção em formato de notas e tags.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários