Não precisamos explicar que o mundo está em uma pandemia pelo Covid-19, conhecido como Corona Vírus, e isso fez com que caminhemos para a quarentena. A última vez que a OMS (Organização mundial de saúde) declarou isso foi em 2009 para o H1N1. Então, como de lá pra cá muita coisa mudou, vamos deixar aqui dicas do que você pode fazer para ficar em casa sem sofrer (tanto) conforme os dias vão passando. Inspire-se com essas lindíssimas ilustrações!

DIFICULDADE: “NOSSA, TRANQUILÍSSIMO!”
1- Acompanhe as notícias, mas não o tempo todo

Se informar é extremamente necessário mas evite ficar o tempo todo sabendo das últimas notícias, isso pode te deixar com mais ansiedade e distante de lidar tranquilamente com a situação.

2- Diminua o ritmo, medite

Especialmente se você vive em grandes cidades. Massageie seus pés, suas pernas. Ouça playlists de spa ou instrumentais e treine a meditação pois essas ações podem ser um primeiro caminho para ir mais devagar. Escolha uma atividade que te dá prazer e dedique esse tempo à você.

Confira 5 dicas para começar a meditar em 2020!

3- Organize seu horário de trabalho com sua equipe

Estar de quarentena é diferente de estar disponível o dia todo. Deixe claro seus horários e considere pausas, por exemplo,  para comer. Faça reuniões remotas e ligações para atualizar sua equipe do trabalho, mas cuidado para não se distrair demais com tantas opções, cursos online (é ótimo fazer, mas dedique um tempo só para isso) e coisas que podem acontecer durante o dia pela casa – se você não está acostumado com a rotina do trabalho remoto.

4- Seja a melhor companhia da sua cama!

Agora que você não precisa acordar correndo, tomar banho, se arrumar, sair para o trabalho, lembrar que esqueceu algo pelo caminho, você pode tentar desenvolver melhores noites de sono. Programe-se para dormir o suficiente para seu dia ser produtivo e não fique o dia todo de pijama. Se precisar, instale algum app para ajudar nessa tarefa!

5- Livros, livros e mais livros!

São infinitas as possibilidades de downloads virtuais e e-books, caso sua prateleira de livros esteja em dia (se é que isso é possível). Faça esse tempo valer ouro e nos momentos livres, mergulhe nas páginas amareladas ou nos tablets reluzentes.

Conteúdos e Cursos Gratuitos – Aprenda com essas 14 plataformas! 

6- Monitore os produtos higiênicos e compras de casa

Lembre de reforçar os estoques de produtos de higiene como sabonetes, shampoos, condicionadores, pasta de dente e papéis higiênicos, deixe sempre as compras em dia e cuide da sua pele, do seu cabelo, das suas unhas… Seu corpo é seu templo, aproveite que estará em casa e cuide melhor dele!

DIFICULDADE: “AH, TÁ TRANQUILO!”
7- Limpe o guarda roupa

Evite fazer doações de roupas por enquanto, para a propagação do vírus. Comece a limpar seu armário e aos poucos separe as roupas que não usa mais, não usa tanto assim ou que simplesmente sente que poderá servir melhor em outra pessoa. Renove as energias e dê novos usos para o que está parado!

Veja aqui 5 iniciativas do mundo (incluindo São Paulo) para consumir a moda mais conscientemente!

8- Mantenha a ordem na casa

Caso você viva com outras pessoas no seu lar, deixe claro as responsabilidades de cada um. Dividir as tarefas é importante para não entrar na preguiça de não fazer nada e para manter a casa limpa e organizada. Ajudem-se e, caso você ainda tenha pessoas que vem de fora te ajudar a limpar, converse com elas e entre em um acordo para evitar que essas pessoas também se exponham à riscos desnecessários nesse período de quarentena.

9- Assista palestras do TED ou TED-Ed

TED é uma plataforma que reúne dos mais variados conteúdos e disponibiliza todos eles gratuitamente online. Você pode se sentir um(a) verdadeiro(a) cientista depois de alguns vídeos! Com vídeos engraçados, fascinantes, emocionantes e inovadores você terá muito conteúdo para absorver.

10- Exercite-se!

Ficar em casa é um convite para o ganho de peso, que pode ser prejudicial a saúde, quando em excesso. Vamos mais vezes à geladeira, nos locomovemos menos… Cuidado aí! Defina uma rotina de alongamento e de exercícios. Vá com calma e saiba suas limitações. Aplicativos podem ser uma solução para se exercitar sem precisar ir à locares que podem propagar o vírus.

*Lembre-se de que o ideal é sempre falar com médicos antes de começar a treinar 

11- Brinque com a família!

O tempo em casa pode ser um divisor de águas se não for bem aproveitado. Façam da quarentena uma época leve! Brinquem entre vocês, joguem e desfrutem das crianças e jovens da casa, se houver.

Confira a 9ª edição do baralho mais artístico e lindo do mundo: El Cabriton e encomende o seu!

12- Reveja suas metas e sonhos para 2020

Estamos no primeiro semestre ainda e podemos apostar que muitas pessoas já furaram suas metas ou ainda não começaram a por os planos em prática. Que tal talvez usar a quarentena para rever seus sonhos e alinhar as expectativas, considerando que muitos fatores externos mudaram e que muitas coisas na vida não serão como antes? Não veja como algo ruim e sim como uma oportunidade de mudanças. Estamos todos no mesmo barco. E seguimos.

Difícil? Relembre nossas dicas para atingir suas metas esse ano!

13- Repense o seu espaço

Nossa casa reflete muito de nós mesmos. Aproveite a interrupção na rotina e veja o que você montou ao seu redor. Talvez você tenha coisas demais e nem viu como isso aconteceu. Objetos velhos sem uso, comidas vencidas, aparelhos quebrados… É hora de arrumar tudo! Foque em deixar o ambiente ao seu redor confortável e com a cara que sua casa merece: a sua! Dicas de decor por aqui é o que não faltam, né?

14- Aproveite os bichanos!

Para quem tem animais, o grude na quarentena está liberado! Carinho, comida e companhia são as principais necessidades deles. E aproveite para ficar juntinho do seu. Eles fazem muito bem para a saúde emocional, principalmente nessa época! Não esqueça de checar também se os estoques de comida, se os remédios usuais estão em dia e planeje brincadeiras diferentes durante a quarentena com eles também.

DIFICULDADE: “XII, SERÁ QUE DÁ?”
15- Faça sua comida!

Nada melhor do que comer bem. É importante manter os bons hábitos alimentares, não só nesse período de quarentena, mas sempre! Cozinhando você cria refeições com mais sabor, come de forma saudável, moderada e aproveita melhor os ingredientes, sem desperdício. Teste novas receitas, aventure-se com as panelas e bon appétit!

16-  Cultive as plantas dentro de casa!

Plantas deixam os ambientes mais confortáveis por proporcionar uma oxigenação no ar de dia, sensação de maior conforto térmico, redução do calor e decoram o ambiente! Aproveite para criar a sua Urban Jungle nessa quarentena e apaixone-se pelas diversas espécies!

Confira 12 razões científicas para você ter plantas em casa!

17- Cultive as plantas fora de casa!

Caso você tenha um jardim ou horta, que tal meter a mão na massa? Ou melhor, na terra?! Além de extremamente prazeroso cuidar do jardim, você pode finalmente dar um trato nas áreas verdes da sua casa. Fique atento(a) as recomendações de saúde na manipulação de plantas e materiais de jardinagem e divirta-se!

18- Limpe a mente

Por mais difícil que possa ser, é uma ótima época para mudar a forma de pensar, deixar o passado para trás e começar a planejar o futuro. Ficar em casa pode ser um péssimo gatilho para pensar demais em coisas que gastam sua energia como recém términos e outros. Mas vamos deixar isso para lá? Pode ser difícil, mas use seu tempo em outras atividades que te dão prazer!

Visite mais de 1.200 Museus e Galerias sem sair de casa, incluindo o Moma e Louvre 

19- Fique de olho nas tendências!

Com muita gente em casa, o fluxo de redes sociais e de trabalhos postados deve aumentar! Pode ser um momento oportuno para você pesquisar sobre temas da sua área e conhecer as novidades que estão acontecendo. Assim como em um período pós guerra, a produção de arte pode aumentar, pois retratam um período difícil que precisa se transformar para se recuperar (Dica: Livro ‘Onde nascem os gênios’ de Eric Weiner).

DIFICULDADE: “IH, GENTE! CALMA AÍ…”
20- Filtre e produza!

Depois de buscar as referências, que tal começar a filtrar o que é realmente relevante para você?  Use esse momento de quarentena para por tudo em prática! Confie no seu potencial e comece a desenvolver seus projetos.

21- Conheça o mundo lá fora (dentro de casa)!

Já mostramos aqui uma ferramenta do ArchDaily para visitar lugares sem precisar sair de casa. Além disso você pode ver o acervo de alguns museus online e aproveitar para conhecer mais sobre seu próprio país como falamos aí em cima! O nosso Brasil é cheio das belezas naturais e das construídas também! Tem muita coisa bacana, muita cultura, muitos rituais e gente talentosa. Que tal se aventurar procurando por documentários, vendo filmes brasileiros clássicos e ouvindo os bons ritmos?

22- Não faça nada!

Apesar de estarmos falando até agora de um milhão de coisas para você fazer, temos um desafio: não faça absolutamente nada! Para pessoas hiperativas e que estão acostumadas a fazer muita coisa ao mesmo tempo, o melhor a se fazer é: descansar! (Você sabe o que é isso ou por acaso tem alergia a um bom momento a sós com você?)

23- Conheça novas pessoas!

Aproveite a quarentena para se conectar com pessoas diferentes do mundo para saber como está a situação no país delas, ter empatia. Jogos online com chat são uma boa opção para isso, assim como aplicativos e as redes sociais tradicionais como Facebook, Twitter, Instagram, e outras.

24- Sinta prazer!

Encontre prazer da forma que for melhor para você! O autoconhecimento é extremamente necessário. Independente de você ter um parceiro ou uma parceira, dedique também um tempinho para você se divertir e se descobrir, que tal? Descubra o que você gosta de fazer: aprenda um novo hobbie, comece um esporte dentro de casa, aos poucos saiba o que te agrada e o que não. Busque inspirações no Pinterest, deixe a imaginação fluir – e tente!

25- Esteja em contato com seus amigos e familiares!

A longa distância pode esfriar algumas amizades e diminuir o contato com a família mas, este é o melhor momento para resgatar isso, com ligações por vídeo e conversas semanais! É importante estarmos nos apoiando e evitando a solidão em um momento delicado como esse que estamos vivendo. Se quiser pode nos chamar também, tá? Adoramos bater um papo!

26 – Leia as matérias já publicadas no FTC!

Ok, ok, não dá! São 11 anos de site. É que tem muito conteúdo bacana por aqui, né? Então é só pesquisar por temas do seu interesse, fuçar nas nossas redes sociais e boa leitura! Aproveita também pra deixar alguma ideia, sugestão, comentário, do que podemos melhorar, quais redes vocês gostam mais e etc! <3

27 – Fique de boa em casa!

A mais difícil de todas, mas a mais importante: #FiqueemCasa! Esteja atento aos sintomas e busque ajuda necessária se precisar, conforme a cartilha do Ministério da Saúde. Evite sair de casa ao máximo (essa é a ideia da quarentena) e antes de apertar o botão de ‘estou surtando, não aguento isso’, respire fundo, tome uma água e saiba que daqui um tempo tudo fica bem de novo!

Outra ideia? Mande para nós!

Estamos em casa também então caso você tenha mais sugestões ou queria só mandar um oi mesmo, marca a gente nas redes sociais! #FTCmag #quarentenacomFTC

Imagens: DrawKit

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários