Hoje em dia é praticamente impossível viver sem o Google. Toda pesquisa começa no site, definimos rotas, visitamos lugares (como a artista com agorafobia que percorreu o mundo e fotografou lugares maravilhosos através do Google Street View) e cada vez mais percebemos o quando não conseguimos ficar sem a ferramenta. Dá até para conhecer a estação espacial através do site!

E para os amantes de viagens e mapas, existe um site gratuito que você pode personalizar seu Google Maps! Você pode se inspirar nos existentes, criar novos e compartilhar depois nos seus trabalhos e com amigos! Essa maravilha digital se chama Snazzy Maps, foi inaugurada em outubro de 2013 e que já conta com mais de 310 mil usuários registrados no site.

Via: Snazzy Maps

COMO FUNCIONA O SNAZZY MAPS?

Você consegue através do Snazzy Maps criar seus modelos de mapa, publicar para compartilhar no site, baixar imagens, editar cores e escolher o que quer que apareça no seu mapa: nome de bairros, água, parques, pontos de interesse, e assim por diante.

Via: Snazzy Maps

O site é bem intuitivo e basicamente quando você escolhe uma camada e clica em “on” verá como aquilo fica no mapa e em “off” desliga essa camada. A partir disso você pode ir ativando e desativando, mudando cores, e se quiser deixar seu mapa ainda melhor e tiver domínio de opções de cor como saturação, brilho, gama, peso e outros, o site tem opções de ajuste.

Via: Snazzy Maps

Para salvar imagens, você clica no ícone de imagem na barra verde que fica entre o mapa e as opções de edição e ajusta sua imagem para até 1000 x 1000 pixels. (Pixel é uma abreviação para picture element, ou elemento de imagem. É a menor unidade da resolução de telas de computador e outros dispositivos digitais)

Mapa: Orange Minimal

Além das ferramentas artísticas do Google já existentes como o “Google Art Palette” para encontrar obras na mesma paleta de cor ou a “Google Arts em Culture” para visitar museus sem sair de casa, o site do Snazzy Maps promete ser um grande aliado ao Google Maps para designers e artistas.

Mapa: Basemap

O site tem desde mapas mais simples, com cores neutras até mapas personalizados de uma cor predominante ou de estilos únicos, como o mapa estilo Mondrian:

Mapa: Mondrian

Você pode criar mapas com grande contraste, chamativos, escurecer o fundo e destacar rodovias por exemplo, como o mapa “Too Awesome to describe” (Incrível demais para descrever):

Mapa: Too awesome to describe

Também é fácil criar mapas mais simples que podem ser fundo ou apenas o complemento de uma apresentação. Cores claras, com pouco ou sem texto são ótimos para deixar a apresentação mais organizada.

Mapa: Coy Beauty

Combinações de cores parecidas como rosa claro e vinho, ou cinza e branco ficam ótimas!

Mapa: Subtle Greyscale Map

Se for para algo mais dinâmico, principalmente infantil, cores variadas são ótimas para prender a atenção! Equilibre mapas mais fortes em slides com apenas títulos ou pouco texto. 

Mapa: Transport for London

Pelo site, você pode se basear em mapas como esse “Transport for London” (Transporte para Londres) e criar similares. Teste mapas com cores fortes usando uma paleta de cores adequada! Você pode usar vários aplicativos para montar a sua.

Mapa: Cristalize 1

Mapas com cores fortes para água e tons muito claro para o resto são bons se você quiser acrescentar posteriormente informações ao mapa como legendas e textos ou para destacar os corpos d’água (lagoas, lagos, rios, mares e oceanos).

Mapa: Cleaner Midnight

E para fazer um mapa que parece de noite, use cores mais escuras como preto, azul-marinho, roxo, vinho e se quiser escolha uma cor mais clara para rodovias, para dar destaque.

Nós amamos! E com certeza é muito mais fácil criar um mapa assim do que o projeto do Carl Lavia de desenhar em detalhes 69 cidades do Reino Unido!

Você pode começar a criar agora mesmo os seus mapas no site do Snazzy Maps  e deixar suas apresentações incríveis! Compartilha depois com a gente na nossa página do Instagram

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários