O Relatório de Tendências Criativas 2018 prevê 11 estilos que influenciarão o Design e a Produção Visual este ano. Confira! 

Todos os anos, a Shutterstock lança o seu famoso Relatório de Tendências Criativas para inspirar profissionais em todo o mundo. Para 2018, as principais tendências identificadas no chamado Creative Trends Report 2018 vão da Fantasia ao Novo Minimalismo. Elas foram determinadas pela análise de bilhões de buscas na coleção de 170 milhões de imagens feitas na plataforma por clientes, incluindo aqueles nas indústrias de publicidade, cinema e mídia. Os dados recolhidos no ano passado em imagens, vídeos e música ajudaram a determinar as ideias e conceitos que consideram influenciar a direção criativa e estética em 2018.

Este ano, há as principais tendências que dominarão a cultura popular, bem como tendências emergentes que irão surgir no cenário do design, como “holográfico” e “luxo natural”. O Relatório Anual de Tendências Criativas apresenta uma nova forma, além de trazer 20 tendências específicas por país. Uma equipe de cientistas de dados, profissionais criativos e revisores de conteúdo interpretaram as oscilações anuais em 2017 para compilar também uma lista coesa de 11 estilos que permearão o design em 2018. Confira!

 Das maiores tendências à lugares favoritos, bilhões de procuras de usuários ajudam a determinar as maiores tendências do ano de acordo com a Shutterstock. 

TENDÊNCIAS CRIATIVAS 2018

FANTASIA

De animais míticos a paisagens, símbolos e estilos místicos e fantásticos nos ajudam a entrar em outro mundo. As pesquisas estão aumentando para personagens de fantasia já reconhecidos – o termo “unicórnio” cresceu 297% e “sereia” cresceu 145% em relação ao ano anterior. A música épica e orquestral também está crescendo em popularidade, enquanto os profissionais de marketing e criativos procuram adicionar um pouco do sobrenatural ao cotidiano.

“Game of Thrones”, por exemplo, tem dominado a cultura de seriados por anos, mas novas aventuras, como a recentemente anunciada série de TV “Lord of the Rings” repagina este gênero antigo. Procure por estilos fantásticos, sons, trilhas sonoras e narrativas e torne-se um porta-voz da fantasia.

NOVO MINIMALISMO

O minimalismo está evoluindo de suas raízes modestas para um visual adequado para os tempos modernos. O novo minimalismo vai além de linhas nítidas e limpas, com cores arrojadas, vibrantes e estilos fluidos que reimaginam esta forma de arte consistentemente popular. Enquanto as buscas por “linha contínua” aumentaram 432% em relação ao ano anterior, um novo componente no minimalismo, “círculo de néon”, foi pesquisado 387% a mais do que no ano anterior.

Fique de olho em designs e imagens que desafiem o conceito de “despojado” com luzes neon, texturas e cores concentradas. Ainda, prepare seus ouvidos para trilhas sonoras minimalistas que apresentem sons contínuos e em loop.

ESPAÇO

A ficção científica continua a triunfar na bilheteria e o mundo criativo está tomando nota, com ênfase no espaço. As pesquisas por “energia solar” aumentaram 991% e o interesse em astros aumentou 671%, enquanto a popularidade do som inconfundível de sintetizador de ficção científica, como synthwave, que aumentou 494% em relação ao ano anterior.

Exemplo? A revitalização de Star Wars, Star Trek e vários filmes de super heróis da Marvel, além das séries que bombaram na TV, como Stranger Things, Dark e The Orville. O mundo criativo está cada vez mais com a cabeça no mundo da lua. 

LUXO NATURAL

Este estilo surgiu da popularidade da estética e práticas de uma nova era, incorporando os redemoinhos de mármores  (+ 416%) ou as ondas bonitas de uma ágata (+275), tudo isso com um efeito deslumbrante que pode ser tanto sutil ou dramático. Pedras como o mármore contêm toda uma história e segredos da Terra, agregando um senso de misticismo a sua beleza inata. De utensílios domésticos a produtos de papelaria, fique atento a essa tendência que vai dominar o mundo com sua riqueza natural.

PASTEL CONTEMPORÂNEO

Uma paleta pastel raramente é objeto merecedor de escrita, mas novos e revolucionários esquemas de cores aumentaram a saturação de cores tidas como “inocentes”, dando a elas uma importância irrefutável. Busque por cores sutis de outra forma, complemente sua pesquisa com uma tonalidade brilhante, como blue candy (+ 609%), ou um conjunto substancial de cores que reconsidere o significado de delicadeza. Tire a poeira dessas matizes tradicionais e não tenha medo de apostar no novo.

UMA MARCHA GLOBAL

Um século depois das mulheres conquistarem o direito de votar em grande parte do mundo, a batalha por igualdade continua, mas dessa vez com novas necessidades. Pesquisas por termos como Dia Internacional da Mulher cresceram 660%, enquanto ativismo aumentou incríveis 540%.

Mulheres avançam unidas em uma marcha global que leva, e eleva, suas vozes a todos os palcos. Suas mensagens, e lutas, reverberam através da arte, cinema, teatro e escrita, em todas as indústrias e dentro da política, como uma lembrança diária de que ainda há muito a ser alcançado.

CACTOS

Completando a tendência estética relacionada a belezas naturais, como o “mármore” e a “ágata”, cactos evocam o deserto e sua característica de sobrevivência. Papéis de parede, impressos e detalhes, a popularidade do cactos (+ 261%) responde a uma pequena obsessão do culto ao deserto e à força de uma nova era. Conheça o lado bonito dessa planta desértica com renderizações em aquarela, ou evoque sua força com fundos saturados, ou fotografias autênticas.

ARTESANATO DIGITAL

Com o “material design” dominando a interface do usuário (UI), outros formatos de arte populares estão sendo recriados para consumo digital. A busca por termos relacionados a artesanato tradicional em papel e tecido, como bordados cresceu + 432%, enquanto paper art aumentou + 130%, fazendo com que essas expressões populares ganhem nova vida à medida que são reinterpretadas para uma nova era. Esses designs táteis dão uma sensação inovadora de toque e textura para a web, já que sua natureza extravagante nos faz esquecer os limites entre telas e pixels.

GEOMETRIA ANTIGA

Este emaranhado de linhas perfeitamente entrelaçadas e de natureza mística ou matemática se origina de culturas diversas. A simetria desses desenhos é perfeita para backgrounds, mas é sua natureza antiga que torna esses elementos de design tão expressivos. Todo mundo ama geometrias antigas e universais – as buscas pelo termo arabesco aumentaram incríveis 8.536% – um aumento astronômico e o maior que vimos este ano – enquanto as pesquisas por guilhochê aumentaram 695% e por mandalas 632%.

CRIPTOMOEDAS

Parece que a coisa ficou séria quando falamos de moedas virtuais. As buscas pelo termo criptomoeda avançaram incríveis 1.264%. À medida que seus primeiros “jogadores” começaram a ver retornos, os recém-chegados imaginam a possibilidade da realidade de uma economia digital. Espere uma quantidade crescente de matérias em torno deste tópico, enquanto isso grupos as protegem e buscam uma maneira de visualizar sua natureza intangível.

EFEITO HOLOGRÁFICO

Desde a exagerada make holográfica, até a estética retro Vaporwave, a holografia de 2018 incorpora influências brilhantes dos anos 80, uma pitada de ficção científica e um toque de nostalgia que compreende um aspecto inegável e contraditoriamente contemporâneo. Não é a toa que as pesquisas pela palavra holográfica teve um crescimento de 435%, fazendo com que sua paleta camaleônica de cores cintilantes se torne popular, já que ela pode funcionar em vários cenários – como na alta cultura e cultura de massa, ou popular, como algo novo, ou antigo, mais ainda, como algo sério ou divertido – e sempre com um efeito estético em qualquer aplicação.

TENDÊNCIAS CRIATIVAS 2018 AO REDOR DO MUNDO

As tendências de maior crescimento em 20 países. Algumas refletem movimentos artísticos globais, como o surgimento do novo minimalismo – loop design, na Malásia, ou eventos culturais maiores, como o zodíaco chinês que traz o termo cão, no Brasil. Outras curiosidade locais são jazz, no México, e antiguidade, na Espanha.

Para explorar mais imagens e infos, acesse o Relatório de Tendências Criativas 2018 aqui.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários