Márcia Granja é publicitária e coletora de sonhos no Sonhos num Potinho – Projeto que além de guardar sonhos, tem a intenção de levá-los de volta aos seus sonhadores através de um postal.
Desde pequena tenho paixão por fotografia, câmeras de grande formato e projeções. Culpa do meu pai, que, diga-se de passagem, fez ensaios lindos da minha mãe quando passou uma rápida temporada num estúdio fotográfico, e resolveu sair fazendo retratos.
Não à toa, meus dias preferidos eram quando ele deixava a sala escura para mostrar as fotos que havia feito para mim e meus irmãos. E foi exatamente esse momento mágico vivido na infância que reascendeu quando vi as fotografias do Lukasz. Aula de iluminação, direção de arte e composição com toques de surrealismo.
Lukasz Wierzbowski é polonês, e traz uma coleção de fotos kitsch-elegantes. Sua expressão é característica e singular pelo caos criado através de cores, mobiliários e modelos em posições peculiares. A sua linguagem me provoca e encanta, porque não consigo enxergar imperfeições nos modelos, nem ficar constrangida com a forma como ele explora as limitações físicas das pessoas. Obrigatoriamente só consigo encontrar beleza neste caos.
Quem apresentou a fotografia para ele também foi seu pai. Ele tinha 12 anos quando aprendeu a operar uma câmera Rangefinder. No entanto, o interesse não durou muito tempo e ele se esqueceu do assunto por muitos anos. Quando retomou, logo partiu do digital para o analógico, e hoje costuma fotografar com Canon Rebel K2, Contax G2 e Olympus Mju II.
Lukasz é totalmente autodidata. E com talento e sorte, seu hobby virou carreira.
Sua inspiração é a vida cotidiana. Cada fotografia é uma viagem maravilhosa, onde ele ouve sua intuição, sem medo de experimentar, cometer erros, e seguir em busca daquilo que o fará se destacar. Mas, tão importante quanto, ele diz, é usar o amor como fonte de inspiração. Só assim ele consegue se separar das infinitas imagens que encontramos na web, e que muitas vezes nos trazem uma sensação ruim, ao invés de prazer. Silêncios visuais. Às vezes o que precisamos, e o que o Lucasz faz tão bem.
O seu Flickr traz os seus trabalhos mais recentes, mas há algum tempo, Lucasz criou um site, o Magnetic Elements. Trata-se de um scrapbook desajeitado e eclético de lugares que ele visitou. Vale uma visita para ver a evolução do artista, e para refletir que tudo o que a gente faz por amor sempre dá certo!