Graças a fantástica coleção on-line da Vintage Patterns Wiki, é hora de retirar o pó da sua máquina de costura.
Se você gosta de costura e moda, ou simplesmente costumava passar tempo quando criança pesquisando estampas e de olho nos croquis quando sua mãe ia nas lojas de tecido, vai bater uma certa nostalgia.
Isso ao ver o Vintage Patterns Wiki, biblioteca virtual que reúne mais de 85.000 modelos de roupas retrô com pelo menos 25 anos de idade, o que traz um olhar fascinante pela história da moda. O projeto colaborativo é um banco de dados (constantemente atualizado) que organiza os diversos padrões de costura com data anterior a 1992. Lá, você ainda pode encontrar uma lista de fornecedores de moldes, looks sazonais, ilustrações de várias épocas e ainda as roupas clássicas de estrelas do cinema.
Organizado por década, tipo de vestuário, designer e outras categorias, você poderá simplesmente se inspirar para criar um modelo para a sua próxima festa de fantasia ou experimentar criar uma peça a la estilo Mad Men, o famoso terninho com saia da década de 1960. Nomes da alta moda como Dior e Givenchy, bem como os modelos dos figurinos de artistas como Audrey Hepburn, nos lembram bem como a moda é cíclica e tudo que vai, volta.
O site é interessantíssimo para quem se interessa por história e design de moda. Possui guias visuais com as imagens e modelos de costura vintage e pode ser usado por entusiastas e profissionais como inspiração ao criar silhuetas, estilos, cores, baseado nas épocas diferentes.
A Vintage Patterns Wiki tem mais de 85 mil inspirações que datam até 1992. Navegando pelas décadas, é fascinante ver como a moda evolui ao longo do tempo.
No site, você vai encontrar de tudo, desde modelos de lingerie até casacos de chuva, de vestidos de casamento até roupas para a maternidade, tudo com estilo vintage.
Com o crescente interesse pelo consumo consciente, muitas pessoas estão retrocedendo algumas escolhas e indo além do fast-fashion. O Vintage Patterns Wiki é uma boa para quem quer se inspirar para trazer de volta ao armário aquele modelito da mãe e da avó ou para quem prefere fazer suas próprias roupas. Além do mais, cada pesquisa é uma aula de história da moda!
Comments are closed.