FTC Style

Da resina acrílica ao vinil na moda: materiais sintéticos vão estar em todo lugar nas próximas estações

O plástico está de volta! Não só quando falamos aqui nas inúmeras matérias alertando sobre seus perigos ao meio ambiente e sustentabilidade, mas também, do seu uso consciente e fashion na moda. Isso quer dizer que a resina acrílica e o vinil são os materiais sintéticos (e duráveis!) que deverão estar em todo lugar nas próximas estações. Segundo o Pinterest, os Pins de “acrílico” e “roupa de vinil” salvos em 2018 tiveram um aumento de 110%.

Foi pensando nisso que batemos um papo com o pessoal da GiMultimarcas, site especialista em Melissa e outras marcas, que nos deu dicas excelentes sobre como inserir peças desses materiais na rotina. Confira!

Imagem: Masha Sedgwick e Dahli the Label

VINIL

O vinil, material usado originalmente na confecção de produtos como capas de chuva e peças de proteção industrial, já teve um significado fetichista no final dos anos 70, fez parte da subcultura na década de 80, e agora surge repaginado há algumas temporadas. Por ter uma textura parecida com o couro, mas mais brilhante e maleável, o segredo para usá-lo no dia a dia é misturar com tecidos mais leves. Ele agora aparece de um jeito moderno e traz cores e estilo para casacos, botas, saias, bolsas, calças.

Enquanto a maioria das peças de vinil que encontramos são pretas, existem opções do tecido em caramelo, vermelho, cinza. Se você curte a tendência mas não sabe adequar ao seu guarda-roupa, comece por uma bolsa/mochila ou usando uma calça ou saia combinados com camiseta. Nos pés, ankle boots ou tênis. Sempre importante lembrar se a ideia combina realmente com o seu estilo pessoal e se você se sente bem usando, certo?

Imagem: Collage Vintage e The Zoe Report

Imagem: Kate Foley & Chelsea Leyland | London Fashion Week 2015

Para conservar esse tipo de peça e material, nada de máquina de lavar, secadora e muito menos sol. Limpe-a com pano levemente úmido ou lave a mão com sabão neutro. Pendure no armário em uma área mais arejada.

RESINA ACRÍLICA

O ideal é deixá-los como um dos destaques principais do look. Isso porque a resina acrílica aparece principalmente em lindos acessórios. Também muito utilizada nos anos 80 (tudo que vai volta, não é mesmo?), as peças em acrílico são a tendência mais cool do momento e tem deixado a produção muito mais moderna e divertida. Cores, geometria e grandes formatos tem feito a vez – e são vistos em anéis, brincos (maxi brincos dão um up em qualquer produção, por exemplo), braceletes, pulseiras, colares e até bolsas.

Imagem:Brinco VeranoDenize Sperafico 

Imagem: Je Te Kiff e Marché D’ Arty 

Pode apostar na resina acrílica que é sucesso na certa!

O PLÁSTICO NA MODA

Quando falamos em plástico, automaticamente nos lembramos da Melissa – conhecida pela moda, design e arte, e que tem feito um ótimo trabalho pelas parcerias com renomados artistas, pela abertura da Galeria Melissa e internacionalização da marca, além de sempre impulsionar novos criadores no meio. Além disso, a Melissa está sempre atenta a questões de gênero e tendências (possui alguns sapatos com numeração maior e modelos no gender). 

Recentemente, a marca também mudou a fórmula do plástico usada nos calçados, excluindo os 4 ingredientes de origem animal que eram utilizados anteriormente na composição do PVC. Claro que o material não é ainda 100% sustentável, mas o calçado continua sendo uma ótima opção para os veganos e super estiloso para quem curte um estilo mais moderno e cores! Para atestar essa mudança, agora nas solas da Melissa você encontra um símbolo de uma vaquinha, mostrando que elas são veganfriendly e 100% plástico. Legal, não?

Como um próprio artigo da marca diz: “Desencanar de certos mandamentos e amarras visuais, ampliar o espectro da identidade e a busca de expressões mais saudáveis e não destrutivas da individualidade estão em pauta…. Nessas situações, a roupa não pode oprimir nem reprimir; tem de participar…. Respirar é preciso. E desencanar um pouco de looks do dia e da corrida por it-peças, it-corpos e it-vidas fake também não parece má ideia.”

Imagem: Melissa Makers Salvador

Então, a nossa dica final é: vinil, acrílico e plástico na moda, sim! Mas sempre de forma consciente. Escolha a peça que mais gosta, se divirta com a moda, respeite seu estilo e use sempre e apenas o que te faz feliz!

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!