Art Attack

Daniel Eatock revela em sua arte, o uso de objetos para os quais não foram projetados

Giovani Castelucci é designer e cofundador do DAÓ, coletivo que cria coisas produzidas usando as mãos, o cérebro e a alma.

Você já deve ter ouvido falar, se é que já não faz uso, do Indexhibit, sistema de gerenciamento de conteúdo usado por uma infinidade de designers, artistas, fotógrafos e outros profissionais da área criativa.

O que talvez você não conheça é o trabalho do Daniel Eatock, um dos fundadores do famoso CMS.

imagem1

Tape Race (corrida de fitas adesivas)

Em seu site encontramos uma imensa quantidade de trabalhos que o artista desenvolveu desde 1994, onde se destacam o uso de objetos adotando usos para os quais não foram projetados, bem como reflexões profundas a respeito do tempo, significados e processos de composição.

imagem2

Set Square Cubed (esquadro ao cubo)

imagem3

Book Shelf (prateleira de livros)

Style: "jigsaw"

No Alphabet (alfabeto “não”)

Uma série muito interessante é a Pen Prints, em que Eatock deixou folhas tamanho A1 (59,4 x 84,1cm) sobre diversas canetas marcadoras em diferentes períodos de tempo.

O resultado do processo são folhas com manchas de tamanhos variados, até que a tinta das canetas fosse acabando.

imagem5

imagem6

imagem7

imagem8

imagem9

Pen Prints (impressões a caneta)

No meio da produção do artista há alguns cartazes interessantes, como o Untitled Beatles Poster 02, onde Eatock compilou todas as letras das músicas dos Beatles em ordem alfabética, bem como o cartaz que fez para promover vagas para estágio em um centro de artes, que deveria ser fixado à parede com um único alfinete, permitindo que as pessoas girassem o cartaz para ler as informações.

imagem10

Untitled Beatles Poster 02 (poster dos Beatles sem título 02)

imagem11

Visual Arts Curatorial Intern Poster (poster para estágio em curadoria de artes visuais)

Há também o cartaz impresso em serigrafia com campos como “Data”, “Horário” e “Mapa” a serem preenchidos para divulgação de eventos diversos. No cartaz, o artista escreve “diga sim a diversão & função & não para imagens sedutoras & cor”.

imagem12

Utilitarian Poster (cartaz utilitário)

Eatock também convida as pessoas a participar de séries colaborativas, como a Camera Straps, em que os convidados devem enviar fotos com a alça de sua câmera à mostra, ou ainda a série No Photo, em que ele pede que as pessoas fotografem placas que proíbem fotos.

imagem13

Camera Straps (alças de câmera)

imagem14

No Photo (sem fotos)

É muito interessante notar a ironia presente em vários de seus trabalhos, como o Price Label Gift Wrap, ou o The Million Edition Rubber Stamp.

imagem15

Price Label Gift Wrap (embrulho de presente de etiquetas de preço)

imagem16

The Million Edition Rubber Stamp (o carimbo da edição de um milhão)

Recomendo passar umas horas no site dele vendo seus trabalhos e as reflexões que surgem em cada um deles, seja sobre seu significado, seu processo ou a motivação que o levou a pensar cada obra. Vai lá: http://eatock.com