Arte no post-it: Os desenhos obscuros e sombrios de John Kenn

Arte no post-it: Os desenhos obscuros e sombrios de John Kenn

John Kenn é um diretor e roteirista de programas de televisão para crianças. Nascido na Dinamarca, quando não está trabalhando, o artista tem como passatempo algo muito interessante: criar pequenas histórias em post-its, as quais são bastante peculiares, justamente pelo seu conteúdo sombrio e obscuro.

São desenhos cheios de figuras assustadoras, os quais parecem ser uma mistura de expressionismo alemão, longas-metragens como Onde Vivem Os Monstros (Where the Wild Things Are/2009), dirigido por Spike Jonze e, é claro, Tim Burton.

O tema das pequenas narrativas são bastante impactantes e falam sobre seres monstruosos, trolls e crianças vivendo em condições degradantes.

O artista iniciou o projeto por uma razão muito simples:

” (…) Eu preciso desenhar e tenho uma necessidade de contar histórias. Faço isso de forma rápida, e dessa maneira, com os post-its, eu consigo criar ilustrações sem estresse ou me entediar demais”, explica.

John Kenn é especializado em animação de personagens. Os desenhos sempre fizeram parte de sua vida, muito além da sua profissão. Apesar de não ser oficialmente um escritor, isso é algo que ele costuma fazer desde que se conhece por gente.

As comparações são intensas quando pensamos no cineasta Tim Burton, mas Kenn afirma que suas ilustrações são baseadas nos pesadelos que tinha quando criança, provenientes de suas experiências com folclore e literatura.

Stephen King é sem dúvida uma de minhas maiores inspirações, seu método de trabalho e suas histórias. Outra grande é, com certeza, H.P. Lovecraft“. Mas se John Kenn for falar sobre as influências de Burton, cita os filmes Frankenweenie, Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) e Edward, Mãos de Tesoura (Edward, Scissorhands).

Eu acho que eu sou inspirado pelas mesmas coisas que ele (Tim) quando era um jovem artista e pelo fato de nós termos tido o mesmo tipo de infância nos subúrbios“. Questionado sobre o objetivo de sua arte, ele é enfático:

“Fico muito feliz quando eu vejo que sou capaz de assustar as pessoas ou apenas dar-lhes a sensação de ter experimentado uma pequena aventura com algo tão simples como um desenho em um post-it”.

Não deixe de conferir o portfólio todo do artista neste link ou segui-lo no Instagram.

Via.

SHARE