A era digital já vem se aproximando há algum tempo, mas agora ela integra fortemente diferentes tipos de setores. Os esportes não ficaram para trás, por isso, hoje traremos alguns dos diferentes aspectos que são relevantes para na digitalização do setor esportivo brasileiro.
Dê uma olhada no fenômeno das apostas esportivas
Vimos isso se intensificar com o Covid-19: o mundo está passando por mudanças que trazem novidades tecnológicas diariamente. Tudo tem sido absolutamente diferente, desde a maneira como você trabalha, até a maneira como estuda, se diverte, faz pagamentos. As mudanças foram sentidas até nos setores mais inusitados do mercado, por exemplo, como aconteceu com o betwinner, em que agora é possível fazer apostas no conforto de sua própria casa ou de qualquer outro lugar.
As oportunidades oferecidas pela tecnologia tornaram possível facilitar e melhorar muitos aspectos, como as apostas esportivas. Porque, embora já fossem populares antes, estas casas são capazes de se expandir para um público muito mais amplo por todo um país e acrescentar uma variedade de opções de jogos através da web.
A tecnologia 5G é o futuro das transmissões de streaming
A chegada e padronização do 5G – que promete velocidades ultrarrápidas e baixa latência nas conexões – também deverá impulsionar a modalidade ainda mais, competindo lado a lado com esportes tradicionais em termos de relevância.
O que se sabe sobre a 5G é que ela pode oferecer muito mais possibilidades do que outras gerações de sinais de dados. Com 5G será possível fazer transmissões ao vivo sem ter que depender de um satélite, jogar on-line sem interrupção, já que o sistema pode ser usado para promover o pleno uso da velocidade e capacidade ultra-alta do sinal.
Desta forma, os usuários não terão mais dificuldades para se conectar e realizar qualquer tarefa de maneira muito mais eficiente.
Esporte Clube Bahia entra na era digital com seus próprios NFTs
Entre os avanços tecnológicos de maior destaque atualmente também estão os NFTs. Estes podem ser criados por qualquer pessoa e vendidos em uma plataforma blockchain dedicada a moedas criptográficas.
Muitas das negociações já feitas em NFT foram dentro do setor artístico, como a compra e venda de arte, memes, GIFs, avatares virtuais, sins de videogames, fotos, desenhos, músicas, vídeos, áudios, colecionáveis, tênis de grife, entre outros bens.
Nos últimos anos, os NFTs têm crescido e ficado em alta. Artistas, empresas de alto perfil e plataformas se uniram para criar seus próprios NFTs, incluindo até mesmo figuras esportivas. Neste caso, temos como exemplo o grupo Esporte Clube Bahia, que se associou ao Block4 para trazer seus próprios NFTs para o mercado. Esta primeira coleção de NFTs do clube terá a capa do Tricolor de Aço 2022.
Este crescimento deve ser acompanhado por um aumento do público espectador, que é cada vez maior. Diferentes gerações consomem diferentes tipos de conteúdo, produtos e serviços e as empresas devem acompanhar as mudanças.
Isso cria mais espaço para a tecnologia impactar também outros mercados relacionados. Quanto aos NFTs, estejam ou não aqui para ficar, eles certamente se tornaram um novo investimento, além de trazerem um novo significado para parte do que entendemos como o futuro e a transformação digital.