A pandemia da Covid-19 pegou em cheio diversos segmentos econômicos no mundo todo. No entanto, nenhum deles foi tão afetado como o turismo de forma geral. Porém, com uma considerável diminuição das contaminações e os movimentos da economia em curso, o turismo começou a dar sinais de retomada.
Devagar, as aeronaves começaram a voltar para os ares, os hotéis iniciaram sua reabertura de portas e as pessoas, além de estarem cansadas de ficar dentro de casa, começaram a sentir um pouco mais de segurança para viajar, com a adoção dos vários protocolos sanitários e de proteção contra o vírus ditados pelos órgãos competentes.
Tanto no Brasil, quanto no mundo, o que se vê é um movimento das pequenas viagens de carro, para locais próximos. Na Europa, há muito “bate e volta” para cidades vizinhas e de outros países. À medida que a notícias sobre o número de casos se torna um pouco mais animadora, as pessoas arriscam mais e vão para locais um pouco mais distantes, mas ainda assim em um volume ínfimo perto do que antes era.
No Brasil, um levantamento feito aponta que 66,5% das pessoas pretendem viajar ainda este ano. Os destinos brasileiros mais procurados são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As viagens de carro são as preferidas. Com todas as mudanças, o que queremos é sempre economizar onde dá. Evitar o transporte público também é preciso, já que ainda é necessário nos proteger.
Caso você não tenha um carro, há a possibilidade de alugar (é preciso tomar certo cuidado ainda), ou até mesmo comprar um. O movimento é de retomada e muitas pessoas estão vendendo automóveis econômicos com preços bons, tanto na hora de abastecer, quanto na hora de adquirir.
Uma boa opção, por exemplo, são os carros à venda marca Renault que estão sendo muito procurados não só por causa dos preços, mas principalmente por causa do conforto, praticidade e eficiência. Consumidores estão à procura desse tipo de veículos, escolhendo os modelos de acordo às necessidades de uso.
Há viajantes que precisam de um carro compacto para sair do trabalho e rodar até fora da cidade com praticidade. outros que gostam de aproveitar cada feriado ou fim de semana para fazer uma escapada para um lugar bonito e relaxar; esses procuram carros maiores, geralmente caminhonetes onde poder acomodar as malas ou mochilas e ainda ter espaço para viajar com conforto total.
SUGESTÕES DE DESTINOS PARA VIAGENS DE CARRO
De sul a nordeste, as opções de destinos no Brasil são diversas e ao fazer viagens de carro, você tem muita liberdade, já que pode parar onde quiser e montar um roteiro exatamente como deseja.
Além disso, por mais que possam ser mais demoradas, você poderá levar o que quiser sem se preocupar em exceder o peso da bagagem, por exemplo. Aqui está nossa lista com algumas sugestões de destinos:
1. Capitólio – Minas Gerais
Nos últimos anos, Capitólio se tornou um dos destinos mais procurados e continuará sendo uma ótima opção de destino no pós-pandemia, principalmente para quem deseja viajar para relaxar e ter muito contato com a natureza.
Com localização a 280km de Belo Horizonte, o que dá cerca de 4 horas de carro, Capitólio é um destino que possui uma ótima infraestrutura para turistas.
Algumas das principais atividades e atrações no destino são:
- Passeios no Lago Furnas;
- Trilha do Sol;
- Visita ao complexo de cachoeiras Cascata EcoParque;
- Passeio na Pedreira Lagoa Azul;
- Visita ao Mirante dos Cânions
2. Trancoso – Bahia
Se você quer viajar para o nordeste, Trancoso é uma ótima opção de destino. Localizada no litoral sul da Bahia, o vilarejo começa no Quadrado, mas pode facilmente ir até o vilarejo de Caraíva ou à Ponta do Corumbau. Cada pedacinho de areia valerá a estrada percorrida.
De Porto Seguro até Trancoso são 77km de distância de carro, que podem ser feito pelas rodovias BR-367 e depois BA-001. Isso dá aproximadamente 1hora e 22 minutos.
Algumas das principais atividades e atrações no destino são:
- Passar horas no Quadrado;
- Praia do Espelho;
- Experimentar o tempero da comida baiana;
- Passeio na Praia do Taípe;
- Praia dos Nativos.
3. Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito é uma cidade localizada no estado de Mato Grosso do Sul e que também vem conquistando quem ama ter contato com a natureza. A região é conhecida pelos seus rios com água translúcida, sendo um destino ideal para se praticar snorkeling.
Vale deixar claro que as estradas que levam até os destinos não são asfaltadas, porém qualquer carro consegue trafegar tranquilamente por elas. Da cidade de Campo Grande até Bonito são cerca de 3 horas de carro.
Algumas das atrações mais visitadas no destino são:
- Rio da Prata;
- Gruta do Lago Azul;
- Grutas de São Miguel;
- Abismo Anhumas (caverna);
- Flutuação no Aquário Natural;
- Nascente do Rio Sucuri;
- Nascente Azul;
- Cachoeira Boca da Onça.
4. Pouso do Cajaíba, Rio de Janeiro
Se você quer ir para o Rio de Janeiro, mas está em busca de um destino tranquilo e com paisagens paradisíacas, você precisa conhecer Pouso do Cajaíba. Trata-se de um vilarejo que fica próximo de Paraty e é uma região preservada e fora do roteiro da maioria dos turistas.
Um dos motivos que fazem esse destino ser tão tranquilo é o esforço exigido para chegar até ele. De Paraty até Pouso do Cajaíba demora cerca de uma hora de carro. Apesar disso, se você está disposto a aproveitar uma vista incrível e ilhas desertas, vale a pena.
Algumas das principais atrações do destino são:
- As praias do Pouso, de Ipanema e de Calhaus;
- As cachoeiras das 3 quedas e a de Martins de Sá;
- A Pedra do Mirante;
- A Pedra da Juatinga.
5. Cambará do Sul (RS)
A pequena cidade na região sul guarda belezas naturais de cair o queixo. Conhecida como a terra dos Cânions no Brasil, esses paredões de pedras dividem os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, proporcionando paisagens magníficas, cobertas pela vegetação e vistas de tirar o fôlego. Há muito o que se fazer na região: trilhas, passeios de balão e piqueniques são algumas das atividades para admirar os cenários.
Algumas das principais atrações do destino são:
- Cânions Itaimbezinho, no interior do Parque Nacional de Aparados da Serra;
- Cânions Fortaleza, situado no Parque Nacional da Serra Geral;
- Trilha do Vértice;
- Trilha do Rio Boi;
- Trilha do Mirante;
- Cânions Malacara e Piscinas Naturais;
- Cachoeiras.
Importante: Ainda estamos em uma pandemia. Portanto, saia de casa apenas se você se sentir seguro com isso e quando não estiver doente. Sempre se atente aos protocolos de distanciamento e da OMS, use máscara, não aglomere em pontos turísticos. Não há vacina para o coronavírus!